Serviço de “Achados e Perdidos” do Metrô faz 37 anos; saiba como usá-lo

Itens encontrados em trens e estações podem ser recuperados pelos usuários

sex, 15/06/2012 - 16h15 | Do Portal do Governo

O serviço de “Achados e Perdidos” do Metrô de São Paulo completa nesta sexta-feira, 15, 37 anos. Criado em 1975, hoje o sistema possui inclusive acesso pela internet. Saiba como utilizar esse serviço e outros simulates na  Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e na  Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

METRÔ
O posto central funciona na Estação Sé, de 2ª a 6ª, das 7h às 20 horas, exceto feriados.

No caso de documentos perdidos, a consulta também pode ser feita por telefone através da Central de Informações no telefone 0800-7707722, todos os dias, das 5h30 às 23h30.

Os objetos permanecem à disposição dos interessados por mais 60 dias, além do mês em que ele for encontrado.

É possível pela internet fazer consultas de objetos cujos donos podem ser identificados, como documentos e agendas,  

CPTM
A Central de Achados e Perdidos fica na Estação Palmeiras-Barra Funda (acesso pelas linhas 7-Rubi, 8-Diamante, da CPTM e 3-Vermelha do Metrô). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas (exceto feriados).

Informações também podem ser obtidas por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU): 0800 055 0121. O contato pode ser feito ainda pelo site da CPTM.

Assim como no caso do Metrô, os objetos que não forem procurados depois de 60 dias são encaminhados como doação ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, e os documentos, devolvidos aos órgãos expedidores.

EMTU/SP

Todo objeto ou documento encontrado é encaminhado ao terminal mais próximo, onde permanece por três dias. Após este período, é enviado à Central de Achados e Perdidos, localizada no Terminal Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo (SP). O telefone para contato com a Central é (11) 4335-3232. Os objetos e documentos são guardados por 90 dias.

No caso da Região Metropolitana de Campinas, todo objeto ou documento encontrado está disponível nos seguintes locais:

– Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (Campinas) – Telefone: (19) 3235-2530

– Terminal Metropolitano de Hortolândia – Telefone: (19) 3897-2145

– Estação de Transferência Anhanguera-Telefone: (19) 3212-0754

– Terminal Metropolitano de Americana- Telefone: (19) 3405-1422

Já com relação aos objetos e documentos perdidos nos ônibus e terminais da Região Metropolitana da Baixada Santista, o usuário deve procurar diretamente a operadora de ônibus.
– Breda Transportes e Serviços S/A – (13) – 0800-111865 e 0800-111864

– Intersul Transportes e Turismo Ltda. – (13) – 3455-7790 e (13) -3455-9378

Translitoral Transportes Turismo e Participações Ltda. – (13) – 3344-3004

– Viação Bertioga – (13) – 3344-3004

– Viação Piracicabana – (13) 34651100

Do Portal do Governo do Estado