Serviço: CPTM interdita trecho da rua Mauá para iniciar obras na Estação da Luz

Trabalho faz parte do Projeto Integração Centro

sex, 06/07/2001 - 9h48 | Do Portal do Governo

Trabalho faz parte do Projeto Integração Centro

Neste domingo, dia 8, a partir de zero hora, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vai fechar com tapumes a rua Mauá no trecho entre a rua Brigadeiro Tobias e a avenida Cásper Líbero, para o início da construção do túnel que ligará a Estação da Luz da ferrovia com a Estação Luz do Metrô. O trecho permanecerá fechado durante dez meses.

Durante a execução dos trabalhos, os usuários das duas estações não serão prejudicados. Os tapumes deverão deixar livres dois corredores laterais, um deles do lado da Estação da Luz, com três metros de largura, e o outro do lado dos lojistas, na largura da calçada existente. A ligação entre as duas estações permanecerá, portanto, praticamente normal.

A obra faz parte do trabalho de readequação funcional da Estação da Luz, dentro do Projeto Integração Centro, com o qual a CPTM, vai interligar as estações Brás, Luz e Barra Funda. Está prevista ainda a construção de dois saguões subterrâneos, que serão ligados ao Metrô, e a restauração da gare. A interligação permitirá que os usuários das duas linhas da região leste – E e F -, que hoje só podem chegar até a Estação Brás, consigam alcançar também as estações Luz e Barra Funda. O Projeto Integração Centro também prevê a readequação funcional e a restauração arquitetônica parcial da Estação Brás. Os trilhos serão duplicados no trecho Brás-Luz-Barra Funda. A via permanente será dotada de novos equipamentos de sinalização e telecomunicações e a rede aérea será incrementada.

O custo do projeto é de US$ 95 milhões, parcialmente financiados pelo BIRD – Banco Mundial, com contrapartida do governo estadual. O trabalho deverá estar concluído no segundo semestre de 2002. Em uma segunda fase, não prevista no atual projeto, o próprio corpo do edifício da Estação da Luz será restaurado, em uma parceria com a Fundação Roberto Marinho, que buscará patrocinadores.

A CPTM é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.