Serviço: Começa hoje Vestibular 2007 da Unesp com prova de Conhecimentos Gerais

Exame privilegia raciocínio e compreensão de textos

dom, 17/12/2006 - 11h43 | Do Portal do Governo

O Vestibular UNESP 2007 tem início neste domingo (17/12), às 14 h, com a prova de Conhecimentos Gerais. Na segunda-feira (18/12), ocorre a prova de Conhecimentos Específicos, cujo conteúdo varia conforme a área do conhecimento escolhida pelo candidato – Exatas, Biológicas e Humanidades. Na terça-feira (19/12), o vestibulando realiza o exame de Língua Portuguesa, com questões discursivas e uma redação.

Neste ano, a Vunesp, fundação responsável pelo exame, anuncia que as provas de Conhecimentos Específicos e de Língua Portuguesa não terão subdivisões das perguntas. Isso significa exames menos trabalhosos, pois não haverá questões divididas em partes a, b e c. Ao invés disso, a banca examinadora privilegia as capacidades de raciocínio e de compreensão de textos. “A estrutura geral da prova será mantida”, diz o diretor-acadêmico da Vunesp, Fernando Prado.

A novidade está nos enunciados das questões que, na medida do possível, serão contextualizados, tendo como referência o cotidiano. A característica multidisciplinar será mantida ou ampliada. “O conhecimento e o universo das profissões são cada vez mais multidisciplinares”, completa.

Outra mudança posta em prática pela Vunesp foi a eliminação da prova de habilidades para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, oferecido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente, e de Educação Física, da Faculdade de Ciências, em Bauru.

Foram mantidas as provas de habilidades do curso de Arquitetura oferecido na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, campus de Bauru, e dos cursos de Educação Física do Instituto de Biociências, campus de Rio Claro e da FCT.

De acordo com Prado, a mudança nas provas de habilidades está embasada em pesquisas que mostram que o resultado do vestibular vai desaparecendo à medida que o aluno avança no curso. Então, diante disso, a Vunesp resolveu fazer uma pesquisa comparativa do desempenho acadêmico entre os ingressantes submetidos à prova de habilidades e os que não a realizaram. “Há muitos mitos sobre o vestibular que as pesquisas derrubam”, destaca Prado.

Essas novidades, no entanto, não devem assustar o candidato, pois a Vunesp tem por princípio não surpreender. O conteúdo acadêmico das provas tem como base as disciplinas comuns do ensino médio, mais uma língua estrangeira.

Para um bom desempenho nas provas, no entanto, Prado aconselha que o candidato dê atenção a todas as matérias, sem privilegiar apenas as relacionadas ao curso escolhido. “Essa estratégia de estudo aumenta as chances de ingresso e contribui para formar um profissional mais completo”, diz.

Orientações gerais – Nos dias de provas, 17, 18 e 19 de dezembro, a Vunesp recomenda ao candidato chegar ao local de prova indicado no cartão de convocação às 13 h, uma hora antes do início da prova, marcada para 14 h. Candidatos atrasados não realizam o exame.

Diariamente o vestibulando deve apresentar a cédula de identidade. Além disso, também precisa levar lápis preto nº 2; apontador; borracha; caneta esferográfica com tinta azul ou preta; régua pequena transparente (15 a 20 cm). No primeiro dia, o candidato deve entregar ao fiscal da sala uma foto 3 X 4 recente.

Não será permitido realizar as provas portando relógio, calculadora, telefone celular, radiocomunicador ou aparelho eletrônico similar. Se levados à sala, deverão ser entregues ao fiscal, que os depositará em parte visível e os devolverá na saída. Também não poderão ser usados boné, chapéu, lenço, gorro e óculos escuros.

O gabarito da prova de Conhecimentos Gerais estará disponível a Partir das 18 h nos endereços: www.unesp.br  e www.vunesp.com.br

Da Unesp