Sertãozinho sedia encontro de monitores do Acessa São Paulo

Objetivo é ampliar os projetos de inclusão digital realizados nas salas do programa

qua, 23/06/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Acessa São Paulo reunirá em Sertãozinho nesta quarta e quinta-feira, 23 e 24, 81 monitores de 47 unidades do programa Acessa São Paulo. O objetivo do Encontro Regional é ampliar os projetos de inclusão digital desenvolvidos nas salas do programa para atender as comunidades locais.

Durante o encontro, serão realizadas oficinas para tratar de aspectos ligados à criação e execução dos projetos, bem como à divulgação e apresentação dos resultados. Também faz parte da proposta do evento fortalecer a Rede de Projetos (http://rede.acessasp.sp.gov.br), ambiente virtual desenvolvido pelo Acessa SP, que permite ao monitor estabelecer parcerias para o aperfeiçoamento dos trabalhos.

Nesta 3ª edição do encontro regional, participarão os monitores dos postos localizados nas cidades de Araraquara, Barretos, Brodowski, Cabrália Paulista, Cajobi, Cajuru, Capão Bonito, Casa Branca, Colômbia, Cravinhos, Descalvaldo, Divinolândia, Guairá, Guará, Guariba, Ibaté, Itirapina, Jaboticabal, Jardinópolis, Lourdes, Luiz Antônio, Mococa, Morro Agudo, Olímpia, Orlândia, Pedregulho, Pirangi, Pitangueiras, Porto Ferreira, Ribeirão Preto, Ribeirão Corrente, Rifaina, Santa Adélia, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Ernestina, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Carlos, São José da Bela Vista, São José do Rio Pardo, Tapiratiba, Taquaritinga, Terra Roxa, Trabiju e Viradouro.

Os municípios de Araçatuba e Bauru sediaram as edições anteriores que, juntas, contaram com a participação de mais de 100 monitores.

Perfil dos monitores

Atualmente, o programa Acessa São Paulo possui 1160 monitores, que atuam em 601 postos instalados em 529 municípios. A mais recente edição da Ponline, pesquisa anual realizada com usuários do programa, contou pela primeira vez com a participação de 757 monitores do Acessa São Paulo.

A maior parte dos monitores, 26%, tem entre 20 e 24 anos. Na faixa etária de 25 a 29 anos estão 19% deles. Outros 22% possuem idade entre 30 e 39 anos. Com relação à escolaridade, 56% possuem Ensino Superior.

O levantamento, realizado no período de 25 de novembro a 13 de dezembro, mostrou que 57% dos monitores “gostam do Programa Acessa SP, têm orgulho de ser monitor e pretendem continuar trabalhando nessa função o tempo que puderem”. A pesquisa apontou ainda que para 76% dos monitores navegar na Internet é atividade preferida nos momentos de lazer.

A Ponline também avaliou as principais áreas de interesse dos monitores para o desenvolvimento de projetos de inclusão digital. Os temas mais apontados foram: informática para 3ª idade (50%); educação (44%); informática para criança (41%); trabalho e emprego (32%) e informática para jovens (32%). Os respondentes podiam escolher vários itens. 

Da Secretaria de Gestão Pública