Sert e Itesp promovem treinamento em gestão rural

Iniciativa capacitará 710 agricultores assentados e 60 técnicos, beneficiando 36 assentamentos rurais em 21 municípios

sáb, 29/12/2007 - 12h19 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) assinaram convênio destinado ao treinamento de trabalhadores agrícolas assentados e técnicos da Fundação Itesp. O programa será focado na administração e gestão dos assentamentos rurais e terá recursos da ordem de R$ 728,4 mil.

Batizada como Produzindo Melhor no Campo, a iniciativa capacitará 710 agricultores assentados e 60 técnicos. Serão beneficiados 36 assentamentos rurais, localizados em 21 municípios. Boa parte está na região do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado.

“Este é um programa para a capacitação de trabalhadores rurais assentados em atividades de geração de renda com sustentabilidade. A idéia é propiciar ferramentas de gestão e planejamento, partindo de metodologia participativa e buscando melhoria do nível de renda e qualidade de vida nos assentamentos gerenciados pela Fundação Itesp”, afirma o diretor adjunto de Formação, Pesquisa e Promoção Institucional do Itesp, Fernando Henrique Guarnieri.

Critérios – Na região do Pontal do Paranapanema, o programa vai atingir assentamentos nos municípios de Euclides da Cunha, Rosana, Presidente Venceslau, Presidente Bernardes, Teodoro Sampaio, Sandovalina, Mirante do Paranapanema, Caiuá, Presidente Epitácio e Marabá Paulista. Será estendido aos municípios de Araraquara, Restinga, Jaboticabal, Bebedouro, Pitangueiras, Mogi Mirim, Sorocaba, Araras, Itapeva, Pradópolis e Sumaré.

Entraram na lista os assentamentos com mais de dez anos de atividade. Outros critérios utilizados foram o da renda e o da diversidade de cultura agrícola. Os assentamentos que demonstraram renda bruta abaixo da média da região e aqueles com pequena diversidade de produção receberão o treinamento. Esse último critério beneficiou diversos assentamentos do Pontal do Paranapanema.

Além de capacitar os trabalhadores rurais para diagnosticar, planejar e gerir a sua terra, o programa vai ajudá-los a diversificar a produção e encontrar novas alternativas para a geração de renda. “A idéia é dar autonomia de gestão ao empreendimento, incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar e de processos artesanais, além de estimular a participação de mulheres e jovens na atividade produtiva”, completa Fernando Guarnieri.

Da Fundação Itesp

(L.F.)