Serra vistoria neste fim de semana área atingida por deslizamento

Durante sua vistoria o governador José Serra prestou solidariedade aos parentes das vítimas desaparecidas

dom, 14/01/2007 - 20h46 | Do Portal do Governo

O governador José Serra esteve neste fim de semana vistoriando a área da futura estação Pinheiros, na Linha 4 do Metrô, onde houve um deslizamento na última sexta-feira (12) abrindo uma cratera de 80 metros.

O buraco engoliu quatro caminhões, dois carros e uma van e provocou a interdição da Marginal do Pinheiros.

Serra destacou que a prioridade no momento é atender as vítimas que estão desaparecidas e aquelas que tiveram que deixar suas casas por causa do acidente. As buscas das vítimas  continuaram durante a noite de domingo e o governador Serra acredita que somente nesta segunda-feira será possível retirar a van que está soterrada nos escombros.

Equipes do Corpo de Bombeiros localizaram o microônibus soterrado,  mas a estratégia para remoção do veículo teve que ser modificada por causa de deslizamentos de terra.

Segundo o governador,  o veículo foi localizado e seria retirado por meio de um dos túneis da obra, mas como houve deslizamento de terra, esse trabalho teve que ser interrompido e apenas a escavação por cima do buraco continua.

“Tem um microônibus, mas houve dois desabamentos mais, que impedem o prosseguimento do trabalho. Vão recomeçar por cima novamente, para aliviar a carga, para evitar novos desabamentos”, destacou Serra na sua entrevista à imprensa no local.

O governador também explicou que a retomada das escavações pelo túnel levará algumas horas. “Tudo depende dos fatos imprevistos, como novos desabamentos que possam acontecer, em razão da própria movimentação para poder se chegar até a van”, disse ele.

O governador informou ainda que a Secretaria de Transportes Metropolitanos, através do Metrô contratou o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para elaborar um laudo que apontará as causas do acidente.

O local que desabou era usado como acesso de funcionários e equipamentos à obra do Metrô. Do fosso, partem dois túneis: um segue por baixo do Rio Pinheiros; o outro vai para o centro. Foi a partir desse segundo túnel que a estrutura, inaugurada há um ano, começou a desabar.

Durante sua vistoria o governador José Serra prestou solidariedade aos parentes das vítimas desaparecidas: o motorista Reinaldo Aparecido Leite e o cobrador Wescey Adriano da Silva, que estavam na região quando ocorreu o desabamento e não entraram mais em contato pelo rádio desde o momento do  acidente.

Takao Miyagui / Carlos Prado