Serra vistoria estragos causados pelas chuvas em Franca

Município foi atingido no fim de semana por forte chuva que comprometeu o abastecimento de água na cidade

seg, 22/01/2007 - 17h26 | Do Portal do Governo

O governador José Serra esteve na tarde desta segunda-feira, dia 22, na cidade de Franca, no norte do Estado, atingida por fortes chuvas no fim de semana. Serra foi ver de perto os estragos do temporal que provocou a interrupção no fornecimento de água.

O governador informou que o restabelecimento do serviço de água em Franca está previsto para esta semana. Segundo Serra, as águas voltam às torneiras em duas etapas: 50% na quarta-feira e o restante no fim de semana.

Serra explicou que secretário-chefe da Casa Militar, coronel Miguel Libório Cavalcante Neto, participou de um encontro com prefeitos dos municípios da região para orientar os trabalhos das equipes de Defesa Civil.  “As prefeituras que assim necessitarem terão todo o suporte da Defesa Civil do Estado. Toda nossa estrutura estará à disposição”, destacou. Ele observou que a prioridade no momento é fornecer água para o hospital da cidade e o Centro de Detenção Provisória (CDP). O governador também elogiou os trabalhos que estão sendo efetuados pela Prefeitura do município.

Conforme a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o sistema de captação de água nos rios Canoas e Pouso Alegre foi afetado. Três bombas com capacidade de captar 700 litros de água por segundo estão sendo recuperadas por técnicos da empresa. Cerca de 330 mil habitantes estão sem água na cidade. Caminhões-pipa estão sendo enviados ao município para amenizar os transtornos causados à população.

De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) nesta segunda-feira (22/01), a chuva que atingiu Franca durou pouco mais de uma hora e provocou o transbordamento dos córregos Bagres e Hélio Palhermo, no Jardim Pedreiras. Há registros de alagamentos também em bairros como Vila Imperador e Santa Terezinha. A Cedec informou que pelo menos 28 pessoas estão desabrigadas e 54 moradores desalojados.

A meteorologista do Cedec Estael Kems Sias, esclareceu que nas últimas 48 horas choveu 100 milímetros em Franca. O percentual equivale a 40% da média estimada para o mês de janeiro que é de 250 milímetros.

O prefeito Sidnei Rocha decretou situação emergência no município. No documento, a Prefeitura adota critérios para orientar a população a otimizar o uso da água. O decreto prevê, ainda, a proibição da lavagem de veículos, de calçadas e o emprego da água para regar jardins.

Cleber Mata