Serra visita entidade que receberá o Papa Bento XVI

Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, abriga a unidade de Pedrinhas, da Obra Social Nossa Senhora da Glória

sex, 16/02/2007 - 16h14 | Do Portal do Governo

Regina Amábile

O governador José Serra visitou, nesta sexta-feira, 16, a Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá. A fazenda abriga a unidade de Pedrinhas, da Obra Social Nossa Senhora da Glória, entidade que receberá a visita do Papa Bento XVI, em maio desse ano.

“É um trabalho extraordinário e o Papa não vem aqui por outro motivo. Ele vem para expressar esse reconhecimento daquilo que tem de melhor que a Igreja Católica faz no mundo”, declarou o governador.

Serra acrescentou que o mundo inteiro estará focalizado em Guaratinguetá por algumas horas. “Isso é motivo de orgulho. Ter essas pessoas, essa equipe do Frei Hans, essa ação em todo o Brasil, que se traduz de forma tão importante aqui em Guaratinguetá”.

O governador foi recebido pelo frei Hans Stapel, fundador e presidente da entidade, e meninos atendidos na instituição. Eles cantaram na chegada de Serra.

O frei apresentou, durante uma visita pela propriedade, as principais necessidades e as obras que estão em andamento. Depois de caminhar pela fazenda, Serra pediu apoio aos meninos da instituição para que o trabalho de pavimentação e melhoria seja concluído antes da visita do Papa. “Eu fiquei preocupado quando vim pela estrada e vi tudo que tem que se fazer por aqui. Estou meio agoniado como o frei Hans. Temos que realmente fazer um esforço grande nesse sentido”, disse.

Segundo o governador, o Der – Departamento de Estradas de Rodagem, garantiu que há tempo para concluir as obras. “Nós vamos pavimentar a estrada e fazer na fazenda um calçamento com umas pedras especiais”, destacou.

O frei acredita que tudo vai estar pronto quando o Papa chegar. “Nós estamos contentes com a vinda do Papa Bento XVI, estamos felizes e vamos fazer nossa parte”, declarou Hans que estima que mais de dois milhões de reais serão utilizados nas obras.

Fazenda Esperança

A Obra Social desenvolve ações assistenciais à criança, famílias sem-teto, desempregados, dependentes químicos e doentes, principalmente portadores do vírus HIV. Existem 42 fazendas no mundo construídas à imagem da Fazenda da Esperança, que atendem 1.500 pessoas entre 15 e 60 anos. Dessas, 29 estão no Brasil.

O trabalho no país teve início em 1979, com a chegada de frei Hans a Guaratinguetá. A sede acolhe cerca de 300 dependentes de drogas e álcool, divididos em duas unidades (masculina e feminina) instaladas no município.

O programa de recuperação é de 12 meses e é baseado no trabalho da fazenda e nas pequenas fábricas, como fonte de auto-sustentação e na vida em comunidade, como instrumento de mudança de vida.

Um dos internos da fazenda define o trabalho em três fases: “a primeira é engatinhar, a segunda é aprender a andar e a terceira é ajudar outros na recuperação”. O ex-dependente químico comemorou que já está no final da caminhada e agora consegue ajudar os outros.

(AM)