Serra sobrevoa áreas atingidas pela chuva

Governador reúne secretários envolvidos com ações para combater o impacto das enchentes

qui, 21/01/2010 - 20h06 | Do Portal do Governo

O governador José Serra sobrevoou na tarde desta quinta-feira, 21, as marginais dos rios Pinheiros e Tietê, bem como todos os pontos de alagamento na Grande São Paulo, acompanhado da Secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, e do superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ubirajara Félix. Não houve condição de descer em Caieiras, como inicialmente planejado.

Dilma voltou a informar ao governador que todas as bombas utilizadas na redução do impacto das cheias funcionaram normalmente na madrugada. O mesmo aconteceu com os piscinões. No sobrevôo, o governador também vistoriou a barragem da Penha, que já está aberta, contribuindo para aliviar a pressão das águas na sua área de abrangência.

Serra informou que pedirá ao governo federal que determine a construção de um sistema de drenagem de águas no Ceagesp, na zona oeste da capital, maior entreposto de alimentos do país, administrado pelo Ministério da Agricultura, e que voltou a ficar inundado na madrugada.

Todos os secretários e dirigentes de autarquias e empresas, bem como a Defesa Civil Estadual, reuniram-se logo após o sobrevôo com o governador e o secretário-chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes, para avaliar a situação e reforçar o apoio do Estado às prefeituras afetadas por cheias e deslizamentos.

O governo ajudará financeiramente os municípios nas obras de contenção de deslizamentos de encostas. A CDHU reforçará sua prioridade para as famílias que vivem em áreas de risco. O governo já ofereceu também o auxílio-moradia a famílias que tenham de deixar as áreas de risco elevado. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar deverão redobrar sua atenção, cooperação e esforços com os municípios, por determinação do governador.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo