Serra se reúne com representantes da cadeia de suínos

No encontro, foram discutidos a queda de consumo interno da carne suína e da redução de preços por causa da Gripe A.

ter, 12/05/2009 - 9h47 | Do Portal do Governo

Atualizada às 17h50

O governador José Serra e o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, se encontraram nesta terça-feira, 12, com o presidente da Associação Paulista dos Criadores Suínos (APCS), Valdomiro Ferreira Jr., o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro Camargo Neto, e representantes da cadeia produtiva suína. Durante a reunião na capital paulista, foram discutidos os problemas que o setor enfrenta devido à queda de consumo interno da carne suína e redução de preços por causa da Gripe A.

De acordo com dados da APCS, São Paulo é o quinto maior produtor e o maior mercado consumidor de suínos do país, com uma média de 650 mil toneladas por ano. Desde o início da gripe A, o Estado vem registrando quedas no preço do suíno, o que preocupa os produtores. O governador de São Paulo foi enfático ao dissociar a doença dos produtos suínos. “Comer carne suína não tem nada a ver com a gripe. Todos podem continuar consumindo normalmente”, disse.

O secretário João Sampaio reforçou o apoio ao setor. “Nós temos a nossa câmara setorial de suinocultura, que está buscando formas de conscientizar as pessoas de que não há risco no consumo da carne suína. Muito pelo contrário, que podem consumir porque é uma carne absolutamente saudável”, afirmou.

Sobre a Gripe A

A Secretaria de Saúde continua monitorando os casos de gripe A no Estado. Até agora, São Paulo tem apenas dois casos confirmados e ambos contraíram a doença em viagens ao exterior. A contaminação não acontece por meio do consumo de produtos de origem suína.