Serra sanciona lei que permite criação do Museu Rei Pelé

A lei será publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 11

qui, 10/01/2008 - 19h47 | Do Portal do Governo

O governador José Serra sancionou a lei aprovada pela Assembléia Legislativa que prevê a doação do conjunto conhecido como Casarões do Valongo para a prefeitura de Santos, na Baixada Santista. No local, será instalado o Museu Rei Pelé, que preservará a memória do maior jogador de futebol da história do país. A lei será publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 11.

O projeto de lei que autoriza a cessão do prédio foi enviado pelo governador Serra à Assembléia em novembro e aprovado no mês seguinte pelos deputados. Em agosto, Serra havia recebido Pelé no Palácio dos Bandeirantes e acertado detalhes do projeto.

A lei sancionada pelo governador assegura que o prédio será destinado à implantação de “projeto cultural dedicado ao esporte e à história do futebol” e prevê ainda o restauro da construção.

O investimento previsto inicialmente para a restauração é de R$ 16 milhões. Os recursos serão captados junto à iniciativa privada pelo ex-jogador nos próximos dois anos, prazo estimado para a conclusão das obras.

Acervo

Lá, o público poderá ver de perto um acervo inédito do mineiro de Três Corações, como camisas de clássicos da década de 60 entre Santos e Corinthians. Entre elas, uma em especial: a do confronto de 6 de dezembro de 1964, em que o público assistiu, em pleno Parque São Jorge, o Santos golear o Corinthians por 7 a 4 e desclassificar o Timão da luta pelo título paulista daquele ano.

O algoz dos corintianos e de centenas de zagueiros em todo mundo também guardou chuteiras, calções, um arsenal de fotos e preciosidades como a camisa da primeira partida disputada com a seleção canarinho na Copa do México de 70, quando o Brasil venceu a Tchecoslováquia por 4 x 1, com dois gols de Jairzinho, um de Pelé e um de Rivelino. Peças usadas por Pelé nos jogos das quatro copas – Suécia 1958, Chile 1962, Inglaterra 1966 e México 1970 – disputadas pelo atacante também devem fazer parte do rol de objetos do Museu Rei Pelé.