Serra recebe vice-primeiro-ministro de Israel

Encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 19, no Palácio dos Bandeirantes

qua, 19/12/2007 - 16h49 | Do Portal do Governo

O governador José Serra recebeu na tarde desta quarta-feira, 19, no Palácio dos Bandeirantes, uma comitiva israelense liderada por Eliahu Yishai, vice-primeiro-ministro e ministro da Indústria, Comércio e Trabalho de Israel.

Serra aproveitou o encontro para lembrar que visitou o país do Oriente Médio quando ocupava a paste de ministro da Saúde no governo Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, conheceu o programa de genéricos do governo israelense. Mais tarde, usou a mesma iniciativa o que fez o preço dos remédios no Brasil baixar em média 40%.  Ainda durante o encontro, o governador paulista destacou ter conhecimento da tecnologia israelense para racionalizar os recursos hídricos.

Já Eliahu Yishai visita São Paulo um dia após assinar acordo com a cúpula do Mercosul que prevê redução gradativa de tarifas em 95% das exportações do bloco para o país do Oriente Médio, no prazo de dez anos. Pelo convênio, 97% das exportações israelenses para os países componentes do Mercosul serão efetuadas com tarifa zero. Na atualidade, o Mercosul exporta para Israel basicamente carnes e produtos agrícolas, enquanto o país fornece às nações do bloco econômico produtos de alta tecnologia, agro-químicos e softwares.

Dados da Secretaria Estadual de Desenvolvimento apontam que, somente no mês de novembro, São Paulo exportou para os israelenses mais de US$ 6,6 milhões. Outros US$ 17 milhões foram importados pelo estado no mesmo período.

Prestigiaram o encontro, a embaixadora de Israel, Tzipora Rimon, a chefe do escritório econômico de Israel em São Paulo, Rona Kotler Ben-Aroya, o diretor financeiro da FIESP (Federação das Industrias do Estado de São Paulo), Fernando Greiber, e o assessor especial para assuntos internacionais do governo paulista, José Roberto de Andrade Filho.

Cleber Mata

(I.P.)