Serra recebe príncipe britânico no Palácio dos Bandeirantes

Filho da rainha Elizabeth II vai conhecer tecnologia paulista na produção de etanol

seg, 16/04/2007 - 17h43 | Do Portal do Governo

O governador José Serra recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 16, em audiência no Palácio dos Bandeirantes, o príncipe britânico Andrew Albert Christian, um dos três filhos da rainha Elizabeth II e representante do país para assuntos de comércio e investimentos internacionais. Eles trataram de assuntos relacionados à economia, saúde pública e também sobre a possibilidade de empresas brasileiras utilizarem os serviços bancários de Londres.

Serra informou ao príncipe Andrew que visitou hospitais ingleses no final da década de 90 – quando era ministro da Saúde do governo Fernando Henrique Cardoso – com o objetivo de melhorar a saúde pública no Brasil. O governador também comentou sobre a bem-sucedida implantação do programa brasileiro de medicamentos genéricos, projeto que fez o preço dos remédios baixar em média 40% no país. “A experiência brasileira dos genéricos foi baseada na lei britânica”, explica a assessora especial para assuntos internacionais do governo de São Paulo, Helena Gasparian.

A rodada de Doha nas negociações da OMC (Organização Mundial do Comércio) que busca reduzir barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livre comércio para os países em desenvolvimento, foi outra pauta do encontro. Serra voltou a defender a diminuição de subsídios agrícolas, principal tema de controvérsia nas negociações.

Além do encontro com o governador, a agenda do príncipe Andrew – quarto na linha de sucessão ao trono – em São Paulo prevê visitas a usinas de álcool situadas em Ribeirão Preto e Sertãozinho, na quinta-feira pela manhã. No norte do Estado, ele conhecerá a tecnologia paulista na produção de álcool, empregada em pelo menos nove estados brasileiros e responsável por 75% do etanol produzido no País.

Participaram da reunião o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, o embaixador da Inglaterra no Brasil, Peter Colellecott, e o cônsul geral da Grã-Bretanha em São Paulo, Martin Reven.

Cleber Mata