Serra recebe Primeiro Ministro de Cabo Verde em São Paulo

Encontro serviu para alinhar futuros investimentos em infraestrutura no país africano

qui, 15/10/2009 - 18h56 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, José Serra, se reuniu com o Primeiro Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta quinta-feira, 15. O evento teve o objetivo de negociar futuros investimentos do Brasil no país africano. Também participaram do encontro a Embaixadora do Brasil em Cabo Verde, Maria Dulce Silva Barros, o Diretor Executivo da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), Geraldo Biasotto Jr, o Embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel Pereira, e o Cônsul Geral de Cabo Verde em São Paulo, Aguinaldo Rocha.

O Governo caboverdiano tem grandes expectativas quanto à possibilidade de o Brasil financiar, por meio da participação de empresas brasileiras no projeto, a construção de uma série de novos prédios públicos na Praia, capital do país. Cabo Verde já solicitou ao Brasil crédito concessional de cerca de 150 milhões de euros para essa finalidade.

O país considera o Brasil um importante parceiro econômico para encontrar formas de compensar os efeitos da crise econômica mundial. O país ainda sofre com a queda de 63% no fluxo de investimentos diretos externos em 2009. Há ainda o interesse caboverdiano em identificar nichos no setor de serviços, que corresponde a 75% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, que possam receber investimentos brasileiros.

A política externa de Cabo Verde é altamente dependente de ajuda externa bilateral e multilateral. Portugal é o principal parceiro econômico-comercial e a China é um parceiro privilegiado na área da construção civil. Já o comércio exterior é variado, com exportações concentradas em produtos como combustíveis, óleos e ceras minerais. Em 2007, Portugal foi o principal fornecedor de Cabo Verde, vendendo cerca de 40% de tudo que o arquipélago importa, e foi o segundo maior importador, atrás apenas da Espanha, absorvendo cerca de 30% das exportações do país.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo