Serra recebe o presidente de Israel

No encontro, governador ressaltou importância de Shimon Peres para a paz no Oriente Médio

qui, 12/11/2009 - 10h41 | Do Portal do Governo

(atualizado 15h36)

O governador José Serra recebeu nesta quinta-feira, 12, o presidente de Israel, Shimon Peres. Esta é a primeira visita de um presidente do país desde a vinda de Zalman Shazar, em 1966. Peres esteve anteriormente no Brasil em 1987, como Ministro das Relações Exteriores; seu retorno como Chefe de Estado, cargo que exerce desde 2007, faz parte do esforço de Israel em melhor inserir-se na América Latina.

As relações bilaterais estão sendo retomadas com ações, como o Acordo de Livre Comércio Mercosul-Israel, a reabertura do Consulado-Geral de Israel em São Paulo, em 2010, e a inauguração do voo direto São Paulo-Tel Aviv em maio deste ano. Nas relações comerciais, o Brasil exporta para Israel principalmente carnes e nas importações a pauta é concentrada em adubos, fertilizantes e produtos químicos orgânicos.

Paz no Oriente Médio

Peres começou sua carreira política em 1941, como secretário do movimento sionista juvenil. Ao longo da década de 1950, trabalhou em vários postos no ministério de Defesa, atuando inclusive como primeiro ministro por três vezes.

Um dos principais marcos de sua carreira política é a participação nas negociações dos Acordos de Paz em Oslo de 1993, que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz no ano seguinte. “Tenho uma admiração pessoal muito grande pelo Shimon Peres. Lutou sempre pela defesa do seu país e também pela paz no Oriente Médio. Muitas das melhores iniciativas de pacificação, que aconteceram nas últimas décadas, o tiveram como personagem” ressaltou Serra.

O governador ainda ressaltou o interesse em colaborar para uma solução pacífica dos problemas do Oriente Médio. “Nossas maiores preocupações estão relacionadas com a paz e com as relações tradicionalmente boas entre Brasil e Israel”, completou.

Relações São Paulo – Israel

A Fundação para o Remédio Popular (FURP) fechou, em março, parceria com a Teva Indústria Farmacêutica de Israel para iniciar fornecimento na rede pública de medicamentos. Em contrapartida, o laboratório israelense transferirá tecnologia para que a FURP possa iniciar a produção dos medicamentos genéricos de alto custo para saúde mental, doenças respiratórias e combate à dislipidemia. Com o acordo, São Paulo deverá economizar cerca de R$ 20 milhões com o desenvolvimento das linhas de produção destes medicamentos.

A Sabesp também utiliza hidrômetros e válvulas redutoras de pressão de empresas israelenses. Além disso, assinará um protocolo para parceria com subsidiária da Cia. nacional de águas de Israel (Mekorot Enterprises and Development Ltd.), para troca de tecnologia e cooperação na área de água de reuso, redução das perdas de água e qualidade da água.

*Leia também o discurso do governador José Serra proferido na visita do presidente de Israel, Shimon Peres.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo