Serra recebe Jobim no Bandeirantes

Antes do encontro com o governador, o Ministro da Defesa esteve em Congonhas e IML

sex, 27/07/2007 - 15h52 | Do Portal do Governo

Atualizada às 17h56

O governador José Serra reuniu-se com o Ministro da Defesa Nelson Jobim, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. No encontro, que teve início às 15h30,  foram discutidas alternativas para resolver a crise no setor aéreo brasileiro. Jobim assumiu a pasta na quarta-feira, 25, substituindo Waldir Pires.

Participaram da reunião o Secretário Estadual de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão; o Secretário Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey; o Vice-Governador e Secretário Estadual do Desenvolvimento, Alberto Goldman; o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano; o Secretário Estadual de Economia e Planejamento, Francisco Luna; e o Secretário Adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes.

Também estiveram no Bandeirantes o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito; o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; o presidente do Sebrae, Alencar Burti; o conselheiro do IPT, Paulo Cunha; o professor da USP especialista em aviação, Nicolau Fares Gualda; e o prefeito da Capital, Gilberto Kassab. Após o encontro, haverá uma coletiva de imprensa no Salão dos Despachos.

IML

Horas antes do encontro, Jobim visitou as dependências do IML (Instituto Médico Legal) paulista. Ao seu lado estava o Secretário Ronaldo Marzagão. Lá, mais de 250 especialistas fazem o reconhecimento das vítimas do acidente com o vôo 3054 da TAM, ocorrido na terça-feira, 17, em Congonhas. Até o início da tarde de hoje, quando a Secretaria divulgou mais um boletim, o número de vítimas identificadas chegava a 92.

Conduzido pelo superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, o ministro conheceu todos os setores do Instituto onde são realizadas as identificações. O primeiro foi o auditório onde estão os pertences das vítimas, resgatados no local do acidente pelos bombeiros.

Em seguida, Jobim e Marzagão se reuniram na sala da diretoria, onde foi apresentado um resumo do trabalho realizado e a metodologia empregada na identificação das vítimas. O Ministro desejou bom trabalho aos profissionais do Instituto.

Jobim visitou ainda o departamento de Antropologia Forense, onde são confrontadas todas as informações obtidas nas análises; o setor de fotografias, onde há imagens dos corpos; e o necrotério.

Esperança

Embora o cenário seja dos mais delicados, José Serra não perde as esperanças. Ontem, ele disse que “o transporte aéreo pode se desenvolver bem no Brasil, com segurança, assim como se desenvolveu nos últimos anos”. Para o governador, deve-se, “com muito pragmatismo, procurar ver quais são as questões essenciais e enfrentá-las”.

Os aeroportos internacionais de Viracopos, em Campinas, e Cumbica, em Garulhos, estão na ordem do dia, frisou o governador. Segundo ele, uma linha de trem ligando-os à Capital é perfeitamente viável, especialmente se os custos forem repartidos com o governo federal e a iniciativa privada. O modelo a adotar, explica, é o de Parcerias Público-Privadas, as PPPs.

Cleber Mata / Manoel Schlindwein