Serra recebe homenagem na sede da ONU, em Genebra

Homenagem destaca contribuições do governador na área da saúde

seg, 06/07/2009 - 18h20 | Do Portal do Governo

(Atualizado em 12 de julho, às 14h55)

O governador José Serra recebeu nesta quarta, 8,  em Genebra, na sede da ONU, uma homenagem por sua atuação à frente das políticas públicas de saúde desenvolvidas no Brasil nos últimos anos. A homenagem, promovida pela Organização Mundial da Família (World Family Organization), organismo internacional filiado à ONU, ocorreu durante a reunião anual do Ecosoc – Comitê Econômico e Social da ONU. Serra recebeu seu prêmio, uma placa, das mãos de Nikhil Seth, diretor do Ecosoc, e foi saudado pela presidente da WFO, Dra. Deisi Kusztra, como “o melhor ministro da Saúde que o Brasil já teve”. Ela disse ainda que o prêmio se deve “ao grande trabalho realizado” por Serra no Ministério da Saúde. Políticas relacionadas à maternidade e infância, como o Programa de Saúde da Família, o programa de prevenção à AIDS – esse, de grande reconhecimento internacional – e a ação coordenada por Serra para a liberação dos genéricos no Brasil foram lembradas.

Em seu discurso de agradecimento, Serra disse: “Este prêmio representa uma das maiores satisfações que já obtive ao longo de toda minha vida pública.” O governador lembrou ainda que não é médico, mas economista e professor universitário, e contou que refletiu bastante antes de aceitar o convite do então presidente Fernando Henrique Cardoso para ocupar a pasta da Saúde (“uma área complexa (…) no meu país”).

Uma vez no ministério, Serra lembrou que foram estabelecidas três linhas de atuação: concluir a implantação do SUS – Sistema Único de Saúde, fortalecer o setor de prevenção e atenção primária, ampliando o acesso da população mais carente às melhores técnicas e procedimentos da medicina mais avançada, e aumentar e estabilizar o financiamento à saúde pública, com melhor aproveitamento de recursos. A seguir, Serra mostrou os grandes resultados alcançados nessas frentes e lembrou que, na prevenção da AIDS, o Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a comprometer-se com o tratamento gratuito e universal da síndrome, estabelecido em lei. Ele fez questão de dizer que as organizações não-governamentais que atuam na prevenção da AIDS são, no Brasil, “peça-chave” para o sucesso dos programas conduzidos pelos governos federal, de estados e municípios, em conjunto.

Para concluir seu discurso, ele citou trecho de um artigo publicado pela prestigiada revista Global Public Health, que reconhece os esforços feitos no Brasil para o tratamento e a prevenção da AIDS como tendo estabelecido um novo padrão de atuação entre os países em desenvolvimento, chamando-os de “um importante e duradouro legado”. Para Serra, “esse reconhecimento constitui a melhor recompensa para aqueles que se dedicam a formular e implantar políticas públicas, no caso, da saúde: constatar que (…) deram certo, que têm efeitos duradouros e servem de exemplo a outras regiões do mundo.”

Confira aqui o discurso completo do governador