Serra recebe governadores de Minas Gerais e Amazonas no Palácio dos Bandeirantes

No encontro, debateram questões relativas aos Estados

ter, 15/05/2007 - 17h03 | Do Portal do Governo

O governador José Serra recebeu para almoço no Palácio Bandeirantes o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, no final da manhã desta terça-feira, 15. No encontro, debateram questões relativas aos Estados no contexto da federação e à política nacional. “Estivemos sempre juntos, estamos juntos e vamos estar juntos nos próximos anos para o que der e vier”, declarou José Serra ao fim da reunião.

A flexibilização do limite de endividamento dos estados foi defendida pelos dois governadores. “Trata-se da capacidade de endividamento a ser utilizada para projetos de transporte ferroviário, de transporte por estradas no interior e de segurança. São investimentos essenciais que os estados têm que fazer. Ninguém está levando a coisa no ‘toma lá, dá cá”, disse José Serra.

Para o governador paulista, cada projeto tem que ser analisado pelo mérito e pela importância para o país. “Esses investimentos são prioritários. Não dá mais para ficar passando o tempo sem que a gente faça as coisas que são necessárias e pelas quais estamos qualificados, do ponto de vista da melhor análise financeira”, enfatizou Serra.

Aécio Neves lembrou que Serra tem um levantamento antigo que mostra que a maior parcela dos investimentos no Brasil é feita por Estados e municípios. O desejo de ambos, de acordo com o governador de Minas, é o cumprimento de Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “A lei não pode servir para limitar a ação dos Estados ou flexibilizar, do ponto de vista fiscal, a situação dos Estados”, disse Aécio.

Quem também esteve no Palácio dos Bandeirantes foi o governador do estado do Amazonas, Carlos Eduardo de Souza Braga. Ele foi recebido pelo governador José Serra no final da tarde desta terça-feira.

Manoel Schlindwein

(Atualizado às 17h55)