Serra recebe gênios da robótica brasileira

Alunos foram escolhidos como os melhores de Robótica do Brasil

qua, 09/04/2008 - 18h32 | Do Portal do Governo

Um grupo formado por 25 ‘gênios’ da robótica brasileira deixou os cálculos em segundo plano na tarde desta quarta-feira, 9 de abril, para um encontro com o governador José Serra, no Palácio dos Bandeirantes. Na pauta de discussão, a ansiedade que atinge o grupo matriculado na Escola Estadual Waldemar Salgado, de Santa Branca, no Vale do Paraíba.  Os alunos foram escolhidos como os melhores de Robótica do Brasil e embarcam na próxima semana para disputar o título mundial no final da competição, na Geórgia, nos Estados Unidos.

“Fiz questão de recebê-los para desejar um bom desempenho em Atlanta. O resultado que esses alunos obtiveram mostra uma evolução do ensino no Estado de São Paulo. É um exemplo excelente dos alunos que temos na rede estadual paulista”, observou o governador Serra.

A escola vencedora foi a única da rede estadual classificada na etapa brasileira do First Robotic Competition, criando um robô com especificações da Nasa. A equipe que chegou ao topo venceu outras 15 escolas, entre técnicas e particulares de todo o Brasil.

“Estes alunos merecem todo o reconhecimento. A escola abriu as portas durante as férias e eles se empenharam em um objetivo. O mais importante é que implementaram conhecimentos importantes, que para sempre serão utilizados. Agora irão representar São Paulo e o Brasil no campeonato mundial”, frisa a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

A equipe batizada de White Hurricane – furacão branco – é formada por alunos de várias séries, a maioria de pré-adolescentes. Os estudantes entraram na competição em 5 de janeiro, quando receberam as orientações da Nasa para montar um robô apto a executar determinadas tarefas, como percorrer uma arena com agilidade. A final foi em 15 e 16 de março. A competição promovida pela First Robotic Competition em todo mundo foi criada com o propósito de despertar nos jovens o interesse pela ciência e tecnologia.

A poucos dias da disputa com outras 400 equipes, os alunos do Vale do Paraíba estão otimistas. “O grande diferencial da nossa equipe foi a força de vontade”, conta a entusiasmada Caroline de Souza Landim, 17 anos, matriculada na terceira séria do ensino médio. Após a maratona da competição, Caroline decidiu rever seus planos. “Eu ia prestar medicina, mas estou empolgada agora em fazer engenharia elétrica”, confessa. “O resultado serve para mostrar que todo mundo é capaz quando se tem um objetivo”, ensina um dos pilotos do robô, Jeferson Candido Barbosa.

“O empenho dos estudantes foi imenso. Muitas vezes ficaram à noite e até de madrugada na escola. Conseguimos apoiá-los e o resultado está aí: são os melhores”, completa a diretora da escola, Iraci Siqueira.

Cleber Mata