Serra recebe finalistas da jornada de matemática

Evento aconteceu nesta sexta-feira, 7, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital

sex, 07/12/2007 - 11h05 | Do Portal do Governo

Atualizada às 14h54

O governador José Serra recebeu nesta sexta-feira, 7, no Palácio dos Bandeirantes, os 30 estudantes que disputaram a final da Jornada de Matemática na quarta-feira, 5, na capital. A competição mobilizou mais de 83 mil estudantes da 4ª série do Ensino Fundamental de escolas estaduais da capital e da Grande São Paulo.

Os estudantes chegaram ao Palácio dos Bandeirantes por volta de 8h30. Primeiro visitaram as exposições que acontecem no Palácio dos Bandeiratnes.  No térreo, conferiram os trabalhos da mostra “Modernismo: Lutas e Sonhos – 1930 – 1945”, que reúne trabalhos de importantes grupos de artistas formados a partir dos anos 30, como o Grupo Santa Helena e a Sociedade Pró Arte Moderna (SPAM) e termina no próximo domingo, 9.

No Salão Barroco, que fica no primeiro andar do Bandeirantes, os estudantes visitaram a mostra sobre arte cusquenha, que reúne mais de 100 obras de arte sacra colonial barroca brasileira e peruana. De lá rumaram para o Salão dos Pratos, onde uma lousa interativa os aguardava para uma série de atividades, enquanto aguardavam o governador José Serra.

Serra chegou em seguida para a cerimônia de entrega dos diplomas pata todos os finalistas. Os vencedores, todos da escola Estadual professor Paulo Cardoso de Azevedo, de Franco da Rocha, receberam os diplomas das mãos de Serra. Para os demais, a entrega foi feita pela secretária estadual da educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

“Tenho insistido muito na importância da matemática. Ela é fundamental tando nas coisas da vida prática quanto no desenvolvimento do raciocínio lógico”, disse o governador que, depois da entrega dos diplomas, conversou com os estudantes, quis saber que profissão eles pretendiam seguir e realizou com eles algumas atividades na lousa interativa, antes de convidá-los para conhecer o seu gabinete. Além de conhecer a sala de trabalho do governador, os estudantes ganharam chocolates com o brasão do estado.

Prêmio

O passeio, iniciado pela sede do Governo paulista e que também inclui visita à TV Cultura, faz parte da premiação oferecida a todos os finalistas do concurso. Ao todo, chegaram à etapa final da Jornada de Matemática seis grupos de cinco estudantes cada, provenientes de seis escolas: Escola Estadual (EE) Professor Paulo Cardoso de Azevedo, de Caieiras; EE Professora Maria Rosa Brota, de Guarulhos; EE Dr. Plínio Caiado de Castro, da zona leste da capital; EE Professor Otto de Barros Vidal, da zona norte da capital; EE Irmã Gabriela Maria Elizabeth Wienkers, de Osasco; e EE Itiro Muto, da zona sul da capital.

Além do passeio cultural, os 30 finalistas receberam um kit com dez jogos, um baú com livros e pincéis e tinta para personalizar o baú. Aos alunos do grupo vencedor também foram entregues computadores, além de premiação para a escola.

A decisão de premiar todos os que chegaram à final do torneio se deveu à acirrada disputa. A Jornada de Matemática, iniciada em julho deste ano, contou com a participação de 83.360 alunos de 501 escolas, envolvendo 27 diretorias de ensino. Para chegar à última etapa da competição, os finalistas precisaram realizar com sucesso mais de 62 milhões de operações matemáticas.

“Foi muito difícil chegar até a final. Competimos com muitas escolas e estudamos muito. Mesmo perdendo, já somos campeões”, afirmou Aline Pórfiro, de 10 anos, que estuda no Jardim Robru, na zona leste da capital.

Cíntia Cury