Serra recebe chanceler dos Emirados Árabes Unidos na capital

Durante encontro, país demonstra interesse em realizar investimentos em SP

ter, 20/10/2009 - 15h15 | Do Portal do Governo

O governador José Serra recebeu na manhã desta terça-feira, 20, no Palácio dos Bandeirantes, na capital, o chanceler dos Emirados Árabes Unidos (EAU), sheik Abdulah ben Zayed Al Nahyan.

Segundo mercado para as exportações no Oriente Médio e formado por sete emirados localizados na costa ocidental do Golfo Pérsico, os EAU são o único país árabe com ligação aérea direta com o Brasil.

Durante a audiência com José Serra, foram discutidos quais setores são mais promissores para receber investimentos da nação árabe, já que os EAU mostram grande interesse em estabelecer negócios no Brasil e em São Paulo.

Relações bilaterais

O intercâmbio comercial entre o Brasil e os EAU mais que triplicou desde 2003. No ano passado, os EAU substituíram o Irã como o segundo principal destino de produtos brasileiros para o Oriente Médio, com exportações de US$ 1,32 bilhão, um aumento de 10,6%.

Segundo dados de 2008, o comércio total com os EAU superou US$ 1,9 bilhão. Os Emirados responderam no período por 13,4% do comércio brasileiro com o Oriente Médio. Combustíveis e óleos minerais dominam a pauta das importações brasileiras. Já as exportações do Brasil para os Emirados correspondem a produtos agrícolas, sobretudo carnes e açúcares, minérios, aços e produtos como aeronaves e máquinas

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo