Serra quer principais jogos da Copa do Mundo em São Paulo

Comissão vai trabalhar para o Estado abrigar a abertura e a final do mundial de futebol de 2014

qua, 28/03/2007 - 14h55 | Do Portal do Governo

O ponta-pé inicial para São Paulo sediar a Copa do Mundo de 2014 foi dado hoje, 28, com a visita do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, ao governador José Serra, no Palácio dos Bandeirantes. Teixeira entregou os cadernos com os requisitos previstos pela Fifa para o país-sede abrigar o evento. “São Paulo tem condições de ser a sede da Copa porque temos oito anos pela frente”, frisou o governador.

Serra não escondeu a paixão pelo esporte ao tratar dos principais jogos da competição. “Prefiro que São Paulo sedie a abertura ou a final, mas isso   é  um critério a ser estabelecido pela CBF. Acho que pela densidade demográfica, pelo peso, por tudo, seria muito bom São Paulo sediar a abertura ou a final. Mas falo aqui como torcedor, paulista, paulistano”. A Fifa já adiantou que os jogos do mundial serão na América Latina – Brasil e Colômbia estão na disputa. O anúncio oficial será feito pela entidade no final de novembro. Até lá os países candidatos devem providenciar o cumprimento de uma série de exigências para receber os jogos.

“Naturalmente estamos torcendo para que a Fifa decida pelo Brasil nesta pequena disputa que vai haver no final deste ano. Do ponto de vista de São Paulo, temos todo o interesse de acolher a Copa em nosso Estado, as partidas importantes e proporcionar toda a infra-estrutura e as condições necessárias nas áreas da segurança e da saúde”, disse o governador.

Ao tratar da possibilidade do Estádio do Morumbi abrigar partidas da Copa, Ricardo Teixeira repetiu o que vem dizendo para outros governadores interessados, caso de Luiz Henrique da Silveira, de Santa Catarina, e Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul. O presidente não fez rodeios: “Hoje nenhum estádio do Brasil poderia fazer a Copa do Mundo”. Tanto a Federação Paulista de Futebol (FPF) como investidores privados teriam interesse na construção de um estádio para abrigar os jogos do mundial.

Sobre a hipótese do uso de alguns terrenos da região metropolitana de São Paulo para a construção de novos estádios, o governador afirmou que ainda é um pouco prematuro entrar nessa especulação. “Tanto poderá ser um estádio já estádio existente que será reformado como um novo espaço. Isso é exatamente o que será definido nos próximos meses”. Serra lembrou que esta é uma decisão que cabe à CBF e à Fifa, em conjunto com o governo do estado e prefeituras. O governador determinou a criação de uma comissão estadual para análise de todas as questões. Os técnicos vão trabalhar em conjunto com a Federação Paulista de Futebol (FPF) e a CBF para que a Copa seja bem-sucedida no país.

Ricardo Teixeira faz parte do comitê executivo da Fifa, composto por 23 membros. Lá, segundo ele, há um incentivo para que o Brasil seja candidato. “Acho que o Brasil tem condições de fazer a Copa do Mundo e, se tudo correr bem e fizermos nosso dever de casa, em novembro a Fifa vai determinar que a Copa do Mundo seja no Brasil”, disse Teixeira.

Calendário

A CBF deve enviar nos próximos dias a documentação exigida pela Fifa para as comissões estaduais. Os cadernos devem ser preenchidos e enviados para a CBF até o dia 31 de maio. Depois, a CBF envia toda a documentação para a Fifa até o dia 31 de julho. Em setembro deste ano a Fifa começa a etapa de vistorias. O relatório final é apresentado à comissão executiva do órgão no começo de novembro e a decisão é anunciada no final do mesmo mês.

Manoel Schlindwein