Serra quer levar Centro Cultural da Juventude a cidades do Interior

Centro Cultural tem mais de oito mil metros quadrados, reúne biblioteca, anfiteatro, estúdio musical, teatro de arena e internet

dom, 01/04/2007 - 18h05 | Do Portal do Governo

O governador José Serra visitou na tarde deste domingo, dia 1º, o Centro Cultural da Juventude, mantido pela Prefeitura de São Paulo em parceria com uma ONG, no Bairro Vila Nova Cachoeirinha. Um ano depois de inaugurar o Centro, o agora governador Serra, à época prefeito da cidade, defendeu a ampliação do modelo aplicado na zona Norte em outros municípios do interior paulista.

“Queremos multiplicar esse oásis por todo Estado de São Paulo. Foi um projeto que deu certo. O Centro é um ponto de encontro, de lazer, de convivência, socialização e liberdade para o jovem”, destacou Serra. “Se me pedirem para apresentar um projeto bem sucedido quando fui prefeito, não teria dúvida em dizer que foi esse aqui”, avaliou.

Serra recordou que o prédio onde hoje centenas de jovens se encontram para o entretenimento, sobretudo nos finais de semana, estava abandonado. O projeto inicial previa a construção de um mercado municipal na região. “Era um depósito de lixo com muito rato. Com apoio da sociedade, decidimos criar esse centro que é um sucesso”, completou.

O Centro Cultural tem mais de oito mil metros quadrados, reúne biblioteca, anfiteatro, estúdio musical, teatro de arena e internet. Os freqüentadores contam ainda com aulas de espanhol, inglês, francês, italiano, hebraico e oficinas de música. Segundo dados da secretaria municipal de Cultura, pelo menos dez mil pessoas passam pelo local todos os meses. “Esse número vem aumentando, pois estamos atendendo vários bairros da região”, informou o secretário da Cultura, Carlos Augusto Kalil.

O governador foi acompanhado no evento pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, pelo apresentador Luciano Huck e pela coordenadora do Centro Cultural, Luciana Guimarães.

Visitantes

Várias opções de lazer em um só espaço é um dos motivos que levam os irmãos Ricardo Jonas da Silva e Ramon Hiran da Silva, três vezes por semana ao Centro Cultural. Ricardo não esconde a simpatia pelos livros. Com um exemplar das Crônicas de Narnia em mãos, ele se divide em ler e fazer referências sobre espaço. “Quando estou aqui minha mãe fica despreocupada”, contou o garoto de 16 anos. Já Ramon, diz que visita o Centro com o propósito de ler histórias em quadrinhos. “Os Cavaleiros do Zodíaco são os meus preferidos”, explicou.

Para a desenhista Maria Virginia da Silva, moradora do Jardim dos Francos, o Centro permite unir diversão e arte numa mesma equação. “Estou estudando para um concurso e os livros estão disponíveis. Aproveito e trago os meus filhos”, concluiu a desenhista.

O Centro Cultural fica na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha São Paulo. Funciona das 10 às 20 horas de terça a domingo.

Cleber Mata