Serra propõe a Bush aplicar recursos em pesquisas sobre etanol

O governador defendeu parceria para que o montante arrecadado pelos americanos na tributação do etanol fosse destinado a pesquisas

sex, 09/03/2007 - 20h33 | Do Portal do Governo

O governador José Serra propôs, na tarde desta sexta-feira, 9, ao presidente americano George Walker Bush, durante almoço na zona Sul da Capital, uma parceria para que o montante arrecadado pelos Estados Unidos na tributação do etanol brasileiro fosse destinado a pesquisas.

Serra informou que o governo norte-americano arrecada cerca de US$ 350 milhões provenientes de taxas submetidas ao etanol brasileiro. Os valores, para o governador de São Paulo, poderiam ser aplicados em pesquisas entre os dois países.

Outro ponto defendido por Serra foi a diminuição de barreiras tarifárias impostas pelos americanos sobre produtos brasileiros. Segundo o governador, Bush informou que há uma corrente política dentro do senado americano contrário a diminuição dos tributos. “Ele não abriu perspectivas para a redução, exceto para quando a atual tributação terminar o seu prazo que é daqui a dois anos. Ai eles poderão ou não rever o assunto”, disse.

Ele adiantou também que o governo paulista investirá em pesquisas em diversas áreas relacionadas com a indústria da cana e do etanol. O programa que irá coordenar as pesquisas, dirigido pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), receberá mais de R$ 150 milhões. Os investimentos serão da Fapesp, da área privada e de instituições federais, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Serra ressaltou a importância de investir em pesquisas, destacando os resultados já alcançados por São Paulo neste campo. “As pesquisas de novas variedades genéticas feitas pelo Instituto Agronômico de Campinas e outras instituições do governo de São Paulo permitiram elevar em 40% a produtividade do hectare em matéria de cana-de-açúcar”, afirmou.

Para Serra, é preciso pesquisar variedades de cana que privilegiem a energia, ao invés da sacarose, para obter maior produtividade para o álcool. “Para cada pé de cana é aproveitada, hoje, apenas 1/3 da energia. O que nós queremos é pesquisar para elevar essa produção porque tem 2/3 que são desperdiçados”, completou.

O governador lembrou que a visita do presidente Bush serve para reabrir a discussão em torno da importância do etanol. “Este ponto é o mais importante para São Paulo, inclusive porque 75% das exportações de álcool para os Estados Unidos saem daqui”, observou Serra. “Somos vítimas de uma taxação pesada que acaba representando mais de 100% do preço brasileiro. Quer dizer, o produto brasileiro dobra de preço por causa da tributação direta e indireta nas nossas exportações”, completou Serra.

Além do governador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e secretários de Estado também participaram do encontro com o presidente americano.

Cleber Mata / Regina Amábile