Serra prestigia posse de Múcio no Tribunal de Contas da União

Deputado federal licenciado, pernambucano exercia função de coordenação no Congresso

ter, 20/10/2009 - 17h37 | Do Portal do Governo

O governador José Serra compareceu nesta terça-feira, 20, à cerimônia de posse do novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, em Brasília. Múcio foi escolhido após votação, que teve 46 senadores a favor da indicação, 11 contrários e apenas uma abstenção.

Desde novembro de 2007, o engenheiro civil José Múcio ocupava o cargo de interlocutor político e coordenador dos projetos do governo no Congresso (Ministério das Relações Institucionais). Ele será substituído pelo chefe da Secretaria de Assuntos Federativos do Ministério, Alexandre Padilha.

Nascido em Pernambuco, Múcio é formado em engenharia civil e substituiu Walfrido Mares Guia no TCU e, novembro de 2007. Com mandato até 2011, é deputado federal licenciado e foi eleito pela quinta vez consecutiva. Na Câmara, chegou a ocupar a liderança do governo até 2007.

Em 2001, o político teve uma rápida passagem pelo PSDB e, em 2003, se filiou ao PTB. Múcio já exerceu cargos como secretário dos Transportes, da Comunicação e da Energia do Estado de Pernambuco (entre 1983 e 1986), secretário municipal do Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente do Recife e, por cerca de 12 anos, se dedicou à iniciativa privada do setor da agroindústria.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo