Serra prestigia concerto de encerramento da 38º edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão

Foram 23 dias divididos em seis espaços em 48 espetáculos

dom, 29/07/2007 - 20h58 | Do Portal do Governo

Os ponteiros dos termômetros do lado de fora da Sala São Paulo, na região central da Capital, marcavam pouco mais de 6º graus na noite deste domingo, 29. Já no interior do prédio, porém, a temperatura se manteve elevada, pelo menos durante duas horas de concerto sob a regência do maestro Roberto Minczuk, que marcou o encerramento da 38º edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão. O evento contou com a presença do governador José Serra e da presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), Monica Serra.

Foram 23 dias divididos em seis espaços – auditório Cláudio Santoro, Praça do Capivari, Capela do Palácio Boa Vista, Igreja Santa Terezinha, Igreja São Benedito, Espaço Cultural Cinema Doutor Além, em 48 espetáculos e cerca de 60 mil apreciadores na edição 2007 do maior evento de música clássica da América Latina. Ao todo, o investimento nesta edição do Festival ultrapassou R$ 4,5 milhões – metade desse recurso é do governo do Estado, o restante saiu do patrocínio do Bradesco em parceria com a Sabesp.

Embora as mulheres fossem o foco das homenagens em 2007, a organização do Festival, promovido pelo governo paulista em parceria com a iniciativa privada contou também com a participação de ícones da música clássica como Antônio de Meneses e do solista e recitalista carioca Jean-Loius Steuerman, lembrado na Europa, onde tocou na Alemanha, com o inédito Concerto para Piano, de Detlef Glanert. 

Além de reconhecer o mérito feminino nesta edição, a programação do Festival de Campos homenageou personalidades da música brasileira como a soprano Bidu Sayão, a pianista Guiomar Novaes e Chiquinha Gonzaga, a primeira compositora popular do País. 

Composições de Jocy de Oliveira, Marisa Resende e Silvia de Lucca também passaram pelo repertório elaborado especialmente para o Festival.

“O presente e o futuro da música do Brasil está aqui. São mais de 160 músicos de alto nível com idade que oscila entre 12 e 23 anos. Temos aqui a maior e mais completa escola de música da América Latina”, discursou Minczuk, após encerrar sua apresentação. No repertório escolhido, clássicos de Richard Strauss, Jocy de Oliveira – compositora residente do Festival de 2007 – e Nikolai Rimsky-Korsakov.

Em seguida, o maestro convidou o governador e a presidente do Fundo de Solidariedade para entregar a premiação a três bolsistas selecionados como destaque ao longo das últimas semanas. Roberto Farias Lopes foi contemplado com uma bolsa no valor de R$ 4 mil mensal no decorrer de um ano para estudar música fora do Brasil. Os outros dois escolhidos – Alexandre José Bacalhi e Welyngton Araújo Gabriel – embarcam em 2008 para apresentações em festivais na Áustria e Alemanha, respectivamente.

Cerca de 1,5 mil apreciadores da música clássica prestigiaram o concerto. Entre os quais, o vice-governador, Alberto Goldman, o Secretário Estadual da Cultura, João Sayad, o Secretário de Comunicação, Hubert Alquéres, o Secretário de Economia e Planejamento, José Henrique Reis Lobo, o prefeito paulistano, Gilberto Kassab e o presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun.

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão 2007 é patrocinado por Bradesco Prime e Sabesp. Apoio Cultural: American Express, Grande Hotel, Senac, Unimed, Livraria Cultura, Localiza, Restaurante La Casserole. Apoio Institucional: Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, Consulado Geral dos Estados Unidos, Universidad de Costa Rica, New England Conservatory, Fundación de Orquestras Juveniles e Infantiles de Chile, Universidad de Costa Rica, APAA, Prefeitura de Campos do Jordão, TV e Rádio Cultura. Produção do Centro Tom Jobim, Associação dos Amigos do Centro Tom Jobim, Organização Social da Cultura. Uma realização do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura.

Cleber Mata*

Com Secretaria da Cultura