Serra prestigia abertura da 3ª Feira Tecnológica das Etecs e Fatecs

Feira do Centro Paula Souza reuniu 236 projetos de Fatecs e Etecs

ter, 06/10/2009 - 10h51 | Do Portal do Governo

Atualizado em 8 de outubro às 17h45

O governador José Serra participou, na última terça-feira, 6, da abertura da 3ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, com projetos inovadores de alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. O evento aconteceu na Expo Barra Funda, na capital, e terminou nesta quinta-feira, 8.

“A feira mostra a capacidade de iniciativa de nossas Etecs e Fatecs. Temos o melhor ensino técnico e tecnológico do País, padrão de qualidade”, disse Serra durante cerimônia. Para o governador, as escolas e faculdades são “importantes investimentos para o progresso de São Paulo”. O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, definiu a feira como “a cara de São Paulo: criatividade e empreendedorismo”.

Ao todo, foram expostos 236 trabalhos. Linguiça vegetal, sorvete de cenoura, robô faxineiro e robô que ensina caminhos e serve sucos são algumas das invenções. Segundo a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o número de projetos cresce a cada ano. Além deste, a superintendente comemora outro motivo durante a feira. “Hoje, o Centro Paula Souza completa de fato 40 anos. Nada melhor para comemorar do que a possibilidade de mostrar um pouco da nossa produção cientifica”, disse Laura.

No espaço “Mostra de Projetos”, os 200 trabalhos apresentados concorreram a prêmios. Outros 36, entre programas e ações de Etecs e Fatecs, foram mostrados na área “Projetos em Destaque”. No “Espaço Alternativo”, ocorreram oficinas, palestras, desfiles de moda e apresentações de música e dança. Durante os três dias de evento, cerca de 140 especialistas avaliaram os projetos.

Ligado à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo de São Paulo que administra 167 Escolas Técnicas (Etecs) e 47 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em todo o Estado de São Paulo. Mais de 180 mil alunos estão matriculados nas suas unidades de ensino no 2.º semestre de 2009. “O ensino técnico e tecnológico de São Paulo hoje se expandiu muito, mas o mais importante é que ele mantém um padrão de qualidade. A gente pode ver isto aqui nesta feira. Isso mostra o acerto da nossa orientação, não só quantitativa, como qualificativa para este ensino”, completou o governador.

Do Centro Paula Souza e do Portal do Governo do Estado de São Paulo