Serra premia vencedores do CEU e Água

Dez crianças e adolescentes serão apadrinhados pelo Clube Pinheiros durante um ano para praticar natação

sáb, 16/01/2010 - 16h08 | Do Portal do Governo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em parceria com o Esporte Clube Pinheiros e a Secretaria Municipal de Educação, realizou no sábado, 16, a etapa final do projeto CEU e Água. Na piscina olímpica do clube, 420 crianças e adolescentes de comunidades carentes concorreram para obter o patrocínio do Pinheiros por um ano e receber treinamento em natação. Foram 10 apadrinhados, com todas as despesas pagas. O governador José Serra premiou os vencedores. A cerimônia contou também a presença do prefeito Gilberto Kassab.

Lançado no dia 11 de novembro de 2009, o CEU e Água visa a incentivar a prática esportiva e o surgimento de novos talentos. Para isso, conta com a participação dos nadadores profissionais Cesar Cielo e Poliana Okimoto, (patrocinados pela Sabesp) além de toda a equipe de natação profissional do Pinheiros. O projeto tem também o apoio da Prefeitura de São Paulo, da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado e da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (Fedeesp).

“A importância deste tipo de iniciativa é porque daqui sairão campeões. Mas o esporte não é só para fazer campeões. O esporte é para desenvolver o lazer, a saúde, a auto-estima da nossa população. No caso dos jovens vai durar a vida toda. O que a gente quer é difundir o esporte”, disse José Serra na cerimônia. O governador lembrou também que no final do ano passado aprovou uma lei de incentivo ao esporte que será muito importante para a participação do Brasil nas Olimpíadas.

Seletivas

Os 420 jovens que disputaram hoje a final foram escolhidos entre 2.138 crianças de 10 a 14 anos que competiram nas seletivas de natação (25 metros nado livre) do CEU e Água ao longo de dezembro. Todos os participantes foram indicados por 39 Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo e comunidades relacionadas.

Para o medalhista olímpico Cesar Cielo, o CEU e Água pode significar uma etapa decisiva na carreira e na formação pessoal desses jovens atletas. “O Clube Pinheiros foi tudo na minha formação. Foi no Pinheiros que obtive oportunidade de me consagrar como atleta. É importante que essas crianças possam desfrutar a mesma chance que tive. O esporte faz toda a diferença na vida de uma pessoa. Torço para que um dia possam ser os grandes representantes da natação brasileira.”

Clique aqui e confira os alunos contemplados com o patrocínio do Clube Pinheiros.

Da Sabesp e Secretaria de Saneamento e Energia