Serra participa do “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”

O prefeito de São José dos Campos, Eduardo José Cury, foi o vencedor, por suas ações de apoio aos pequenos negócios

seg, 14/04/2008 - 21h33 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou nesta segunda-feira, 14, no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de entrega do “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Mário Covas”, cujo objetivo é reconhecer e valorizar os administradores municipais que implementam ações de apoio aos pequenos negócios e de incentivo à cultura empreendedora.

 O prefeito vencedor foi Eduardo Pedroso Cury, de São José dos Campos, destacando-se entre os 198 municípios de São Paulo que se inscreveram para a quinta edição do prêmio.  O segundo colocado foi João Jorge Fadel, prefeito de Itararé.  A terceira colocação coube a Nelson Mancini Nicolau, prefeito de São João da Boa Vista.

O governador José Serra disse em seu pronunciamento que as pequenas e medias empresas respondem por 2/3 dos empregos no Brasil e 20% do nosso PIB. “Dar força a elas significa dar força para o emprego, para a produção e para a renda das famílias. Daí o incentivo que estamos dando aos prefeitos para que eles atuem cada vez mais nessa área, de mãos dadas com o governo do Estado.   

O primeiro 

O prefeito vencedor, Eduardo Pedroso Cury disse que seu governo tem como foco o apoio ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas, “já que elas são o habitat do empreendedorismo”. Uma de suas ações mais importantes na área foi a criação do Parque Tecnológico, em 2006, em parceria com o Governo do Estado, para promover o contato direto entre empresas, universidades, instituições de pesquisa e o mercado.

Além dos três prefeitos primeiros colocados, houve também premiações setorizadas: o prefeito Itamar Francisco Machado Borges de Santa Fé do Sul foi o vencedor da categoria ”Desburocratização e Desoneração Tributária”.

No setor “Acesso a Crédito”, o vencedor foi Waldemar Sândoli Casadei, prefeito de Lins. Na categoria “Compras Governamentais”, o prêmio foi para Wadis Gomes da Silva, prefeito de Altinópolis.

No setor “Formalização de Empresas”, o vencedor foi Emídio Pereira de Souza, prefeito de Osasco. No setor “Lei Geral Municipal”, o vencedor foi Emanoel Mariano de Carvalho, prefeito de Barretos.  Nesta edição houve uma inovação, com a premiação também das subprefeituras da Capital: Diógenes Sandin Martins, subprefeito de Itaim Paulista, foi considerado o melhor da Capital.

Livro

Durante a cerimônia, o Sebrae-SP lançou o livro “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Guia Paulista 2007/2008” que relata em suas 502 páginas, as experiências e ações municipais de sucesso no apoio ao desenvolvimento com base no apoio aos pequenos negócios.  

O diretor-superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella, enfatizou a importância do prêmio para toda a sociedade: “Para os prefeitos é o reconhecimento aos que formulam e praticam ações focadas no empreendedor de menor porte; para o Sebrae é apoiar um melhor ambiente para as médias e pequenas se instalarem, produzirem e prosperarem; e para os empreendedores de pequenos negócios é a garantia de maior competitividade, produtividade e ampliação de mercados”.   Âmbito nacional – O prêmio é de âmbito nacional e realizado em etapas estaduais. Os vencedores da etapa estadual recebem cursos para formação de lideranças e troféus. Já os 10 vencedores da etapa nacional também vão ganhar uma viagem para a Espanha e Portugal, para conhecer cidades que têm práticas de sucesso no desenvolvimento econômico e social sustentável.

No Brasil, ao todo, mais de 1.300 prefeitos e prefeitas inscreveram-se, e São Paulo é, pela segunda edição consecutiva, o Estado que apresenta o maior número de inscrições, confirmando que o movimento do empreendedorismo está cada vez mais presente no dia-a-dia dos municípios paulistas.  

Selo

As prefeituras e subprefeituras que se colocaram entre as finalistas, receberam o Selo Prêmio Prefeito Empreendedor Edição 2007/2008. São as seguintes: 

Altinópolis; Americana; Apiaí; Bariri; Barretos; Batatais; Bebedouro; Bocaina; Botucatu; Cajuru; Capivari; Caraguatatuba; Cerquilho; Colina; Cotia; Cravinhos; Cruzeiro; Embu; Fartura; Guairá; Guarani d’Oeste; Hortolândia; Ibitinga; Ilhabela; Indaiatuba; Itaí; Itapecerica da Serra; Itapetininga; Itararé; Itatiba; Itu; Ituverava; Jaborandi; Jaboticabal; Jacareí; Jales; Jandira; Jardinópolis; Jundiaí; Leme; Lençóis Paulista; Limeira; Lins; Macatuba; Martinópolis; Mauá; Miguelópolis; Mogi das Cruzes; Monte Mor; Novo Horizonte; Olímpia; Osasco;  Osvaldo Cruz; Palmital; Paraguaçu Paulista; Paraibuna; Paranapuã; Pilar do Sul; Piracicaba; Pirapora do Bom Jesus; Porto Feliz; Porto Ferreira; Pracinha; Praia Grande; Presidente Epitácio; Presidente Prudente; Rancharia; Ribeirão Pires; Ribeirão Preto; Rio Grande da Serra; Salesópolis; Santa Cruz do Rio Pardo; Santa Fé do Sul; Santana de Parnaíba; Santo Antonio de Posse; Santos; São Bernardo do Campo; São Caetano do Sul; São Carlos;  São João Boa Vista;  São José dos Campos;  São José Rio Preto; São Miguel Arcanjo;  São Sebastião da Grama; Serra Negra;  Sertãozinho;  Sorocaba; São Paulo – Capital; Subprefeitura Itaim Paulista; Subprefeitura Pinheiros; Subprefeitura de São Mateus; Sud Mennucci;  Taboão da Serra; Tambaú; Tatuí; Viradouro; Votorantim; Votuporanga.

Takao Miyagui

C.M.