Serra participa do lançamento do Projeto Praças da Paz

Proposta é aplicar R$ 2,5 milhões na revitalização de praças públicas em três bairros da periferia de São Paulo,

qui, 12/07/2007 - 10h08 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou na noite de quarta-feira, 11, do lançamento do Projeto Praças da Paz, desenvolvido numa parceria entre o Instituto Sou da Paz e a SulAmerica Seguros. A proposta é aplicar R$ 2,5 milhões na revitalização de praças públicas em três bairros da periferia de São Paulo, locais com pouca opção de lazer e alto índice de vulnerabilidade juvenil no município.

“Tenho certeza que está se fazendo um bom investimento porque a origem da praça é a mesma do ponto de encontro da população. Esse projeto vai devolver a praça para o povo”, apontou Serra.

Em seu discurso, ele lembrou do Virada Social, programa criado pelo governo estadual no primeiro semestre, com objetivo de gerar ações integradas de cidadania visando a diminuição dos índices de violência nas  periferias. “A primeira experiência foi realizada no Jardim Elisa Maria”, recordou.

O governador frisou ainda as vantagens do convênio entre uma ONG e uma empresa privada. Segundo ele, a união nesse sentido permite maior economia com o fim dos trâmites burocráticos exigidos nos processos firmados pelo poder público. “A rigidez é muito grande”, observou Serra.

Pelo plano elaborado, num período de quatro anos, as praças dos bairros da Vila Brasilândia, Lajeado e Jardim Ângela terão suas estruturas físicas reformuladas com a construção de quadras esportivas e espaços cobertos para apresentações culturais. A expectativa é que a medida possa prevenir a violência nos bairros atendidos e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.

A implantação do Praças da Paz está planejada de modo a estimular a autonomia das comunidades na manutenção da proposta final do projeto. Na sua primeira fase, a intenção é mobilizar os moradores próximos às praças para o início da construção e reforma de alguns prédios.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também elogiou a iniciativa. “A parceria atende os anseios da prefeitura no sentido de preservar e estimular as pessoas a cuidar do patrimônio público”, disse.

Já o presidente da SulAmérica Seguros, Patrick Larragoiti, frisou que a parceria foi selada no ano em que a empresa completa 112 anos de criação. “É um fator a mais na nossa comemoração”, disse o executivo. Patrick aproveitou a ocasião para convidar os funcionários da empresa a se tornarem voluntários do projeto. “Estamos reforçando os valores de cidadania”, completou.

O diretor do Instituto Sou da Paz, Denis Mizne, lembrou que a entidade tem como missão contribuir com políticas públicas de segurança e prevenção da violência. “Essa iniciativa será mais uma maneira moderna de olhar para um espaço público”, conclui Mizne.

Cleber Mata