Serra participa do lançamento do DVD do filme “Uma Verdade Inconveniente”

Documentário trata da questão do aquecimento global e os transtornos das mudanças climáticas para a população mundial

ter, 27/02/2007 - 1h03 | Do Portal do Governo

Um dia após ter sido contemplado com duas estatuetas do Oscar – melhor canção original e melhor documentário – o DVD do filme “Uma Verdade Inconveniente”, estrelado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, foi lançado na noite desta segunda-feira, 26, no Palácio dos Bandeirantes, em cerimônia que contou com a presença do governador José Serra. O documentário trata da questão do aquecimento global e os transtornos das mudanças climáticas para a população mundial.

Em seu discurso, Serra lamentou o fato do Brasil não ter políticas ambientais relacionadas ao combate da elevação da temperatura. Ele destacou também o compromisso do governo paulista com o meio ambiente.

“O Brasil tem uma matriz energética mais cooperativa que as soluções climáticas mundiais. São hidrelétricas e o álcool que veio não por uma questão ecológica, mas sim pelo seu preço em relação ao petróleo”, comentou.

Para o governador, um dos desafios é pôr fim ao paradoxo existente no setor sucroalcoleiro. “São Paulo produz o álcool mais barato do mundo. Por outro lado, somos os campeões na emissão de gás carbônico em matéria de queimadas que atingem todo o Brasil. Por isso, não iremos deixar de fazer a nossa parte com a adoção de políticas responsáveis”, observou.

O secretário do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas, Fábio Feldman, frisou que São Paulo conta com projeto financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisas no Estado de São Paulo) que prevê a criação de um programa específico para analisar as mudanças climáticas. Segundo Feldman, um dos benefícios do programa é permitir o conhecimento da vulnerabilidade climáticas no Estado. “É um grande avanço nessa área”, frisou.

Documentário

O filme exibido no auditório Ulysses Guimarães evidencia os mitos e equívocos existentes em torno do aquecimento global com base na opinião de especialistas no assunto.  A obra destaca também, possíveis saídas para que o planeta não enfrente uma catástrofe climática nas próximas décadas. “Uma Verdade Inconveniente” tem direção de Davis Guggenheim e chega às locadoras de todo País nos próximos dias. A comercialização do DVD, entretanto, está prevista somente para o mês de maio.

O lançamento do DVD no Brasil ocorre três semanas depois da divulgação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU que prevê aumento de até quatro graus na temperatura da Terra até 2100, caso não sejam implantadas políticas para a redução da emissão de poluentes.

O relatório frisa que o aquecimento global é causado, sobretudo pelo aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Segundo os especialistas da ONU, o aquecimento global vai causar derretimento de geleiras e a elevação nível do mar em até 60 cm. A avaliação é que isso irá provocar tufões e furacões com mais intensidade.

Além do governador José Serra, assistiram ao documentário a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Monica Serra, secretários estaduais, deputados, representantes de ONG´s ligadas ao Meio Ambiente, cineastas e artistas.

Leia também:

São Paulo pretende barrar entrada de madeira ilegal no Estado

 

Cleber Mata