Serra participa de maratona na Virada Cultural da Capital em show no Teatro Municipal

Governador esteve presente em espetáculos de Música Popular Brasileira

dom, 06/05/2007 - 11h53 | Do Portal do Governo

No primeiro dia de atividades da Virada Cultural 2007, o Governador José Serra compareceu ao Teatro Municipal, para apreciar o show de João Bosco, e ao Museu da Imagem e do Som (MIS), para acompanhar o espetáculo de Paulinho da Viola. Assim, acompanhou, junto com o público paulistano, parte da programação noturna da maratona artístico-cultural de 24 horas ininterruptas de eventos na Capital, que teve início no sábado, 5, às 18h e terminará neste domingo,  6, às 18h. Na oportunidade, Serra ressaltou a importância de atividades como esta para integrar a população. “São mais de 400 eventos, a maioria gratuitos que contemplam a imensa riqueza e diversidade da cultura brasileira. Além disso, o evento fortalece a cidade, e consolida-a como pólo agregador, produtor e difusor do talento nacional”, observou. 

A terceira edição da Virada Cultural trouxe atrações em cinco palcos principais, que foram montados no centro da cidade (Sé, Boulevard São João, Anhangabaú, Vieira de Carvalho e Barão de Itapetininga). Cada um deles apresenta um repertório exclusivo, de modo a agradar públicos de todos os gêneros e tendências. O evento tem ainda, mais quatro palcos adicionais, distribuídos nos bairros de Guaianases (zona leste), Pedreira (zona sul), Parada de Taipas (zona oeste) e no Parque da Juventude (zona norte).  

A programação completa está disponível no site da Virada Cultural (www.viradacultural.com.br). O público paulistano poderá apreciar grandes nomes da música brasileira, como Cauby Peixoto e Ângela Maria; os amantes do samba terão Paulinho da Viola, João Donato, Arlindo Cruz, Germano Mathias, Almir Guineto e Leci Brandão; os roqueiros terão Sérgio Dias, Ratos de Porão, Made in Brazil, Beatles 4ever e Plebe Rude; da MPB, os destaques são Alceu Valença, Tom Zé, João Bosco, Moraes Moreira, Jane Duboc, Tetê Espíndola, Jards Macalé, Zélia Duncan, Erasmo Carlos e Ed Motta.  

A música eletrônica está representada na Virada Cultural com os DJs Mau Mau, Felipe Venâncio e Ramilson Maia; o jazz ganha espaço com Naná Vasconcelos e a Traditional Jazz Band; o rap, com os Racionais MCs e Thaíde; a música erudita tem vez com as orquestras Sinfônica do Estado, Tom Jobim e a Jazz Sinfônica; o pop tem Pato Fu e a banda Karnak e a dança tem espetáculos do Ballet Stagium, Cia. de Dança Ivaldo Bertazo, e a Escola Municipal de Bailado.   

Há eventos também no Teatro Municipal, Praça Dom José Gaspar, na Rua Direita, Praça da República, Rua Direita, Auditório do Ibirapuera, Mercado Municipal, Casa das Rosas, Parque Villa-Lobos, Museu da Imagem e do Som, Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca, Theatro São Pedro, Sescs Consolação, Paulista, Santana, Itaquera, Ipiranga, Pinheiros, Vila Mariana, Pompéia e no CEUs Alvarenga, Aricanduva, Butantã, Campo Limpo, Inácio Monteiro, Casa Blanca, Jambeiro, Meninos, Navegantes, Parque São Carlos, Parque Veredas, Perus, Rosa da China, São Mateus, São Rafael, Três Lagos, Vila Atlântica e Vila Curuçá.  

Transporte ininterrupto 

A Virada Cultural é uma realização da prefeitura de São Paulo, Secretaria Estadual da Cultura, Sesc SP e Governo do Estado. Foi inspirada nas Noites Brancas européias, realizadas em Paris, Madri, Bruxelas e Roma – e nestas oportunidades, atrações culturais são oferecidas nas ruas e os museus ficam abertos até de madrugada. Traz em 2007 grandes artistas brasileiros, como Alceu Valença, que abriu no sábado a Virada 2007, e será encerrada com a apresentação de Zélia Duncan – ambas no centro. 

Todos os dias, a operação convencional do Metrô e CPTM é das 5h à meia-noite. Porém, nos dois dias da Virada, o transporte metropolitano funcionará ininterruptamente, durante as 24h do evento. A recomendação para o passageiro é comprar com antecedência seu bilhete e assim evitar filas e atrasos para os espetáculos. Outro destaque é a participação da CPTM na Virada Cultural. No domingo, às 9h, na Estação Pinheiros, serão distribuídos 500 livros infanto-juvenis da escritora Patrícia Secco, que abordam temas ligados ao meio ambiente, preservação do patrimônio histórico e inclusão social de deficientes. 

Aprovação total 

O técnico em informática Vinícius Sandrini, 27 anos, levou a noiva, o sobrinho e a sogra para conferir os shows realizados no Palco Barão de Itapetininga, nas imediações da Praça da República. “Vamos curtir a noite inteira, o show do Tutti-Fruti foi ótimo”, comentou Vinícius. Os amigos Nicole Costa, 25 anos, e Fábio Henrique Souza, 28 foram especialmente no Palco Boulevard São João para assistir ao grupo Teatro Mágico. Nicole é fã da trupe formada em Osasco e adorou o show deles na Virada Cultural. Fábio, trabalha com o setor hoteleiro e comentou que São Paulo deveria repetir este evento ao menos uma vez em cada mês. “A Virada Cultural é um ótimo treino para a cidade se organizar para Copa de 2014”, observou. 

Rogério Silveira

Da Agência Imprensa Oficial