Serra participa de jantar em prol do Hospital de Câncer de Barretos

Evento arrecadou fundos doados às Fundações Pio XII e Xuxa Meneghel

sex, 27/11/2009 - 9h20 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou de jantar beneficente para o Hospital de Câncer de Barretos na noite desta quinta-feira, 26, no Palácio dos Bandeirantes. Cada participante pagou R$ 1 mil pelo convite, dinheiro que será divido entre a instituição e a Fundação Xuxa Meneghel, que são parceiras.
 
As doações pessoais feitas por Xuxa viabilizaram a construção de uma ala inteira no setor pediátrico do Hospital. O valor da obra chega a mais de U$ 1 milhão. A instituição da apresentadora existe desde 1989 e ajuda crianças e adolescentes carentes. Atualmente, atende cerca de 622 pessoas diretamente e mais 190 jovens e adultos na comunidade de Pedra de Guaratiba – zona oeste do Rio de Janeiro -, onde fica a Fundação.
 
O Hospital de Câncer de Barretos é mantido pela Fundação Pio XII e conta com o apoio de artistas, políticos e da iniciativa privada. São 2,8 mil atendimentos por dia, totalmente cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na equipe, 180 médicos e mais de dois mil funcionários. Em seu discurso, o governador elogiou o trabalho desenvolvido pela Fundação e destacou os novos investimentos para ampliar o atendimento à população. “Ela vai criar uma filial, chamemos assim, em outra cidade do interior, que é Jales. A obra será inteiramente custeada pelo Governo do Estado, que vai fazer os investimentos e manter a instituição operando, por que é um dos dois grandes centros de tratamento de câncer no interior de São Paulo, que além do mais, atende pessoas de outros estados”, disse.

Mais de 1,2 mil cidades de todo o País encaminham pacientes para o Hospital. Por isso, ele oferece 13 alojamentos, com capacidade para 650 pessoas. Além disso, conta com os mais modernos equipamentos para prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. “Na área da saúde não basta investimento e ter eficiência. É necessário também ter um acolhimento adequado porque quando as pessoas têm um problema de saúde, ficam fragilizadas e, nesse sentido, o componente humano, o carinho e a atenção são fundamentais”, afirmou.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo