Serra participa de inauguração de laboratório de bioetanol

Fapesp é um dos principais braços do Estado no estudo da biotecnologia

sex, 22/01/2010 - 16h49 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou nesta sexta-feira, 22, em Campinas, da inauguração do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol – CTBE.

“Para nós de São Paulo, a criação do CTBE é uma noticia muito grata e há uma grande convergência de prioridades entre este campus todo, que reúne três laboratórios de grande capacidade e grande prestigio, com as ações que o Estado vem desenvolvendo”, disse o governador e acrescentou que assinou “um convênio entre a Fapesp e as três universidades estaduais paulistas para a implantação de um centro de pesquisa em bioenergia que vai nascer sócio, irmão deste Centro”.

O laboratório realizará pesquisas sobre a cadeia produtiva do bioetanol de cana-de-acúçar, visando contribuir para a liderança brasileira no setor de fontes renováveis de energia e de insumos para a indústria química. O centro, com 170 funcionários, ainda oferecerá sua infraestrutura a grupos externos de pesquisa e produzirá tecnologia e informações estratégicas para a indústria.

Biotecnologia em São Paulo

No Estado de São Paulo, uma das principais frentes na pesquisa da bioenergia, é a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Entre as ações estão: o Bioen, parcerias com o setor privado e agências federais nas quais a Fapesp e o CNPq investirão mais de R$ 63 milhões; o Programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais; o apoio ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Biocombustíveis da USP; e o Biota – Instituto Virtual da Biodiversidade. O Biota estuda a biodiversidade no Estado para criar uma legislação adequada para conservação.

Outra iniciativa é o Centro Paulista de Pesquisa em Bioenergia nas três universidades estaduais (USP, Unesp e Unicamp). Os espaços desenvolverão um centro de classe internacional, capaz de criar a base científica necessária para a competitividade paulista e brasileira em bioenergia. O investimento previsto é de R$ 54 milhões.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo