Serra participa de inauguração de centro de enfermagem na capital

Instituição terá primeiro laboratório de simulação para profissionais da área

sáb, 22/08/2009 - 8h30 | Do Portal do Governo

O governador José Serra, participou da cerimônia de inauguração do Cape (Centro de Aprimoramento Profissional de Enfermagem) em São Paulo nesta sexta-feira, 21. Fruto de uma parceria entre a Aben (Associação Brasileira de Enfermagem) e o Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), o órgão, que recebeu o nome “Dra. Wanda de Aguiar Horta”, vai oferecer cursos, palestras e seminários gratuitos para profissionais de enfermagem de todos Estados brasileiros.

O Cape vai receber o primeiro laboratório de simulação exclusivo para enfermeiros. O treinamento prático será feito em três bonecos – um adulto, uma gestante e um bebê. Alguns hospitais como o Albert Einstein e o HCOR (Hospital do Coração) possuem áreas de pesquisa semelhantes, usadas apenas por seus médicos e enfermeiros.

O nome do Cape é uma homenagem a paraense Wanda de Aguiar Horta. Nascida em em Belém em 1926, ela graduou-se e foi professora de enfermagem na USP. Wanda elaborou a Teoria das Necessidades Humanas Básicas, trabalho considerado um divisor de épocas na enfermagem brasileira.

TecSaúde

Em julho, o Governo de São Paulo abriu inscrições para o Programa TecSaúde (Curso de Formação de Técnico em Enfermagem) – uma capacitação gratuita para os técnicos coordenado pela Fundap. A iniciativa também tem a colaboração do Centro Paula Souza, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação. Após a conclusão do curso, o aluno recebe uma certificação.

O profissional que passa pela capacitação é treinado para promover a saúde e a prevenção de doenças, aplicar vacinas, participar do Programa Saúde da Família, prestar socorro a pessoas em estado grave vítimas de acidentes, disparo por arma de fogo, intoxicações, doenças cardíacas, pulmonares e neurológicas. O técnico ainda pode auxiliar diretamente o enfermeiro.

O objetivo do TecSaúde é aperfeiçoar a formação acadêmica dos profissionais, ampliar o mercado de trabalho e ainda melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS. São 100 mil vagas em três anos e o curso dura de 10 a 12 meses (depende da disponibilidade de horário do candidato). O Coren-SP estima que existam 186 mil auxiliares de saúde no Estado de SP atualmente – 70% deles na região metropolitana. As inscrições para o TecSaúde podem ser feitas pelo site da Fundap – www.fundap.sp.gov.br – até o dia 25 de agosto.