Serra participa de homenagem ao vice-presidente José Alencar

Ex-ministro da Defesa recebeu título de presidente emérito da Fiesp na capital

ter, 10/11/2009 - 8h30 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou da cerimônia que homenageou o vice-presidente José Alencar com o título de presidente emérito da Fiesp nesta segunda-feira, 9, no Teatro do Sesi – no prédio da Fiesp – na capital paulista. Cerca de 500 pessoas prestigiaram a solenidade, entre eles o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf. Além de Alencar, também receberam a honra Mario Amato e Antonio Ermírio de Moraes.

De acordo com Paulo Skaf, a homenagem ocorre “em reconhecimento como empresário, homem público e cidadão, pela defesa do emprego e do desenvolvimento”, ações praticadas por Alencar. O vice-presidente, que luta contra um câncer no abdome há 12 anos, recebeu recentemente a notícia de que a doença recuou em 50% – fato considerado surpreendente pelos médicos.

Vida política

José Alencar, que nasceu em Muriaé (MG) em 1931, foi senador pelo Estado de Minas Gerais e, desde janeiro de 2003, é vice-presidente do Brasil. No início da gestão, foi considerado um vice-presidente polêmico por ter voz discordante do então ministro da Fazenda Antônio Palocci, cuja política econômica se baseava na alta taxa de juros para conter a inflação e manter a economia sob controle. A partir de 2004, Alencar passou a acumular o cargo de ministro da Defesa. Mesmo contrariado a exercer a função por não ser sua área de atuação, o vice-presidente se manteve na Pasta até março de 2006.

Alencar também exerceu outras funções de destaque como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 1994, foi candidato ao governo de Minas Gerais e, em 1998, disputou uma cadeira no Senado Federal, quando se elegeu com quase três milhões de votos.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo