Serra participa de homenagem a Roberto Kalil e Antônio Ermírio

As medalhas foram entregues no teatro da Faculdade de Medicina da USP

ter, 10/06/2008 - 11h18 | Do Portal do Governo

Atualizada às 12h57

Dois expoentes na luta pela melhoria da saúde pública brasileira foram homenageados  nesta terça-feira, 10, durante a cerimônia de entrega da Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, que contou com a presença do governador José Serra. Este ano a honraria foi entregue ao cardiologista Roberto Kalil Filho e ao empresário Antônio Ermírio de Moraes. A iniciativa é do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

As medalhas foram entregues esta manhã no teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

“As duas homenagens são heterodoxas”, sugeriu o governador, ao afirmar que a medalha de ouro foi para um empresário, ao invés de um médico, e a de prata foi para um profissional com a carreira ainda em ascendência. Serra estava acompanhado do secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O primeiro a receber a distinção foi o médico do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) Roberto Kalil Filho. “Kalil encara como poucos a virtude da solidariedade e se enquadra muito bem no mérito da homenagem de hoje”, observou Serra.

De ampla formação acadêmica, Kalil é professor livre-docente da USP e pós-doutorado pela universidade norte-americana Johns Hopkins. Em 2007, foi nomeado vice-presidente da Comissão de Ensino do Incor e coordenador do Núcleo Médico de Cardiologia da Sociedade Beneficente de Senhoras – Hospital Sírio Libanês.

Antônio Ermírio de Moraes é o presidente do conselho de administração do Grupo Votorantim, que celebra 90 anos em 2008. O conglomerado de empresas atua em diversos segmentos, como celulose, papel, alumínio, cimento, química e eletricidade. Mas a razão pela outorga veio de outra frente de atuação do empresário, a área da saúde. Moraes é presidente do Hospital da Beneficência Portuguesa, com base na capital. A homenagem foi recebida por seu filho Rubens, que o representou na cerimônia.  

A instituição mantém cerca de 60% de seus serviços à disposição de pacientes carentes e conveniados com o SUS (Sistema Único de Saúde). Considerada referência em transplantes e a maior do setor privado na América Latina, possui mais de 1,9 mil leitos e 64 salas cirúrgicas, onde são realizadas em média 30 mil cirurgias por ano.

Ao lembrar-se dos encontros que teve com o empresário enquanto atuava como ministro da saúde e prefeito da capital, Serra disse que Antonio Ermírio fazia questão de lhe apresentar todos os números do hospital. “Como empresário, Antônio Ermírio não se limita a fazer aportes financeiros. Ele faz administração direta das questões ligadas à saúde”, comentou Serra.

Sobre a medalha

A medalha Oswaldo Cruz foi criada pelas mãos do presidente Emílio Garrastazu Médici, através do decreto 66.988, de 31 de julho de 1970.

A honraria é destinada a personalidades nacionais e estrangeiras de destaque na área da saúde. A escolha dos nomes é feita anualmente pelo presidente da república, mediante a apresentação de uma lista de candidatos fornecida pelo ministro da Saúde.

Manoel Schlindwein