Serra participa de formatura de 143 aspirantes a Oficial da Polícia Militar

Turma, que freqüentou Academia do Barro Branco por quatro anos, terá um ano de estágio para se habilitar para a função de comandantes

sáb, 15/12/2007 - 15h02 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar de São Paulo recebeu neste sábado, 15 de dezembro, mais de 100 aspirantes a oficial. O governador José Serra participou da cerimônia de formatura dos aspirantes, que freqüentaram a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona norte da capital, por quatro anos. Os formandos, agora, passarão por estágio de um ano, de onde sairão capacitados para a função de comandante nas diversas unidades da PM do Estado. “Esses são os que vão comandar nossa corporação no futuro”, destacou o governador.

A turma que se formou neste sábado é composta por 142 integrantes do Estado de São Paulo, sendo 15 mulheres, e um de Sergipe, que deverá retornar a seu Estado natal para passar pelo estágio.

Serra lembrou que para chegar à formatura, os aspirantes precisaram superar muitas dificuldades. “A primeira dificuldade foi a aprovação nos difíceis exames da Fuvest. Foi uma disputa que contou com quase 6.000 candidatos”, destacou. O governador ressaltou que o vestibular para ingresso no curso de oficiais da Academia do Barro Branco é um dos mais disputados do Estado e do país. “Isso revela o prestígio que a Polícia Militar tem junto à sociedade”, observou.

Após aprovação no vestibular, os formandos freqüentaram um curso com carga horária de 6.640 horas-aula, com currículo composto por matérias jurídicas, assuntos referentes a Segurança Pública, técnica policial, direitos humanos e policiamento comunitário.

“O fim do curso não deve significar fim dos estudos, mas a passagem para um novo nível de conhecimento, agora também baseado na experiência concreta”, ensinou o paraninfo do grupo, Luiz Antonio Marrey, secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Cerca de 5.400 novos integrantes na PM este ano

Durante a cerimônia, Serra lembrou que desde o início de sua gestão, em janeiro deste ano, o Estado admitiu 5.400 novos integrantes na Polícia Militar. Ele informou que o Governo paulista vai intensificar a utilização de ferramentas tecnológicas avançadas de informação e comunicação. “Os investimentos na inteligência policial são necessários para dar combate mais eficaz ao crime organizado e às ações de prevenção, repressão e investigação da polícia, bem como o aprimoramento dos quadros profissionais”, ressaltou.

O secretário estadual da Segurança Pública, Ronaldo Bretas Marzagão, destacou a redução nos índices criminais do Estado, especialmente os de homicídios. Segundo ele, de 1999 até hoje, a redução da taxa de homicídios é de 63% em todo o Estado. Na capital, esse índice atingiu 72%.

De acordo com Marzagão, até o fim de 2008, a meta é chegar ao nível aceito pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 10 homicídios por 100.000 habitantes. “Isso não quer dizer que deixaremos a luta constante pela redução cada vez mais para patamares menores”, afirmou. Atualmente, o índice de homicídios em São Paulo é de 11,xx por 100.000 habitantes.

Cíntia Cury