Serra participa de entrega de prêmio Woodrow Wilson

Evento aconteceu na terça-feira, 23, na Capital

qua, 24/10/2007 - 11h57 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou na noite desta terça-feira, 23, num hotel da zona Sul da Capital, da entrega do Prêmio Woodrow Wilson International Center que neste ano contemplou a médica pediátrica Zilda Arns e o empresário Jorge Gerdau nas categorias “Relevância na Prestação de Serviços Públicos” e “Cidadania Corporativa”, respectivamente.

A premiação foi criada com a finalidade de valorizar o trabalho de pessoas que ao longo do ano, se dedicaram ao serviço público com projetos que vão além de suas esferas profissionais. “São pessoas diferentes, mas cujas ações acabam convergindo para o interesse da sociedade como um todo. No caso, o Gerdau, na área empresarial, pela eficiência e pela responsabilidade social e, do outro lado, a Zilda que teve um papel maior que qualquer outro brasileiro na redução da mortalidade infantil”, resumiu o governador Serra.

O governador atribuiu a queda da mortalidade infantil no Brasil nos últimos anos a três fatores: investimento em saneamento nas cidades com baixo IDH, ao Programa Saúde da Família criado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, inicialmente com 18 mil equipes, e ao trabalho da Pastoral da Criança que, para Serra, teve uma participação efetiva neste processo.

Uma das homenageadas da noite a médica, pediátrica e sanitarista Zilda Arns afirmou que o número de voluntários da Pastoral da Criança, organismo criado por ela em 1982, reforça a importância do trabalho dos voluntários com o propósito de reduzir a mortalidade de crianças.

Ao todo, são mais de 270 mil voluntários divididos em 43 mil comunidades em mais de 4.500 cidades do Brasil e também em regiões como Ásia, África e América Latina e Caribe. “Logo ao meus 16 anos eu já pensava em circular pela Amazônia de barco justamente para cuidar das pessoas vítimas da malária”, recordou a médica.

O secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas, observou que embora São Paulo tenha registrado o menor índice de mortalidade infantil da história – 13,28 óbitos por mil crianças nascidas vivas, 21,7% a menos do que em 2000 -, ações para reduzir ainda mais o percentual serão intensificadas. “Vamos assinar um convênio com a Pastoral da Criança em novembro para levar os voluntários a áreas que ainda não estão plenamente cobertas. É um trabalho simples, mas efetivo no combate a mortalidade”, considerou Barradas. De acordo com ele, a dimensão da parceria com valores a serem aplicados, bem como o número de cidades que ela atingirá está sendo estudado por técnicos da secretaria.

Instituição

O Woodrow Wilson International Center  é um centro de pesquisas de renome internacional com sede em Washington criado em 1968 pelo Congresso americano como um memorial vivo ao vigésimo oitavo presidente do País.

Uma das metas do Woodrow Wilson International é reunir políticos, administradores, intelectuais e lideres de organização num ambiente apartidário para explorar os temas mais importantes da atualidade. No Brasil, o braço do Wilson International Center surgiu em junho de 2006 voltado a pesquisa e debate de políticas públicas para o Brasil e para as relações com os Estados Unidos.

Exposição

Antes de participar da entrega de prêmios, o governador Serra visitou a exposição “Benin está vivo ainda lá – Ancestralidade e Contemporaneidade” no Museu AfroBrasileiro do Parque Ibirapuera.

A mostra do país localizado no oeste do continente africano tem como curador Emanoel Araujo e reúne obras de nove artistas do país que faz fronteira com o leste da Nigéria, o norte do Niger e tem como língua oficial o francês.

Em agosto, Serra recebeu o presidente do Benin Yayi Boni na abertura da exposição que permanece no Museu AfroBrasileiro até janeiro. Eles assistiram a apresentações de grupos temáticos e percorreram os corredores para conferir esculturas produzidas no Benin, fotos e um acervo com turbantes e colares originários daquele país.

A exposição é uma oportunidade para uma rápida viagem a nação hoje com oito milhões de habitantes, renda per capita de US$ 1100 e com um passado peculiar em relação ao Brasil. Saíram de lá os primeiros escravos exportados pelos portugueses rumo a terra descoberta por Pedro Álvares Cabral.

Outro ato do governador ainda no Ibirapuera foi receber o catálogo da exposição “Dois em Um”, José do Patrocínio e Bordalo Pinheiro, publicado pela Imprensa Oficial que registra a exposição que vai até o dia 28 deste mês no mesmo local.

Serra foi acompanhado pelo secretário estadual de Relações Institucionais, José Henrique Reis Lobo, pelo diretor-presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alquéres, pela supervisora do Museu, Lourdes Esteves e pelo o embaixador do Brasil no Benin, Carmelito de Melo.

Cleber Mata

(I.P.)