Serra participa de entrega de dois caminhões Scania para o Hospital do Câncer

A cerimônia aconteceu no Palácio dos Bandeirantes na tarde desta segunda-feira, 28

seg, 28/04/2008 - 18h13 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou nesta segunda-feira, 28, no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de entrega de dois caminhões Scania para o Programa Itinerante de Prevenção de Câncer no Brasil realizado pelo Hospital do Câncer de Barretos (HCâncer).

O hospital, referência na pesquisa, prevenção e tratamento oncológicos no Brasil, recebe aproximadamente 11 mil novos casos de câncer por ano e realiza 2,3 mil atendimentos diariamente, dos quais, cerca de 98% são pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essa cerimônia tem um significado simbólico de apoio ao Hospital do Câncer de Barretos. Em 2007, investimos R$ 13,7 milhões fora a ajuda que demos às Santas Casas de todo interior, que incluiu o HCâncer”, afirmou o governador José Serra.

Os dois caminhões entregues hoje vão transportar duas carretas equipadas com unidades móveis de prevenção e diagnóstico de vários tipos de câncer, além de material para a realização de pequenas cirurgias.

Uma dessas carretas atende câncer de próstata, colo de útero e pele. Tem capacidade para realizar 40 exames por tipo de câncer e atende, em média, 150 pessoas por dia. Percorrerá os Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A outra é dedicada ao câncer de mama, atenderá mais de 80 municípios do Estado de São Paulo e tem capacidade para realizar 120 exames por dia

“O Hospital do Câncer de Barretos é o caso mais acabado de hospital público que é público não porque é de propriedade governamental, que é público pela gratuidade, pelo acesso universal e pelo empenho em relação à saúde pública”, disse o governador.

Ainda sobre o esforço do Estado de São Paulo contra o câncer, o governador lembrou a importância do Instituto do Câncer Octávio Frias de Oliveira que será inaugurado em maio “Nosso Instituto vai ser o maior do Brasil e da América Latina. Vai ter uma grande capacidade de tratamento, não apenas de cirurgias, mas de aplicações radio e quimioterápicas. Eu sempre disse que o Hospital do Câncer de Barretos era referência no interior do Estado. Agora, teremos também uma grande referência no combate ao câncer na capital”, concluiu Serra.

Mariana Garbin

(M.C.)