Serra participa de cerimônia da troca de comando da Polícia Militar do Estado

Coronel PM Roberto Antonio Diniz substitui o cel. PM Eliseu Éclair Teixeira Borges

sex, 05/01/2007 - 14h25 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou na manhã desta sexta-feira, dia 5, da cerimônia de passagem de comando da Polícia Militar de São Paulo. Assumiu o cargo de comandante geral da corporação o cel. PM Roberto Antonio Diniz, ex-comandante do policiamento rodoviário. Diniz substitui o cel. PM Eliseu Éclair Teixeira Borges, que ocupou a função durante dois anos. A cerimônia foi realizada na Academia Militar do Barro Branco, na Zona Norte da Capital.

No discurso, o governador enfatizou a intenção de combater fortemente o crime organizado. “Estou aqui para conclamar os homens da Polícia Militar, agora sob um novo comando, que continuem desempenhando o papel que até aqui desempenharam. Que continuem melhorando sua organização, inovando, se preparando no combate implacável ao crime. Dentro da lei, dentro do respeito aos direitos humanos, mas implacável”, afirmou o governador.

O novo comandante da PM, Roberto Antonio Diniz, estava emocionado ao discursar e disse que buscará melhorar a prestação das condições de trabalho, da capacitação e valorização profissional dos policiais. “Assumo o comando de uma instituição respeitada, que goza da confiança da comunidade a que serve. Peço que os senhores continuem desenvolvendo suas tarefas e tratando as pessoas como gostariam que suas famílias fossem tratadas. É assim que procurarei conduzi-los”, afirmou.

Serra agradeceu o empenho e a dedicação da Polícia Militar em proteger a população e resguardar a cidadania. “A profissão de PM é difícil, estressante, perigosa, já que muitos morrem em serviço. Tudo isso para proteger as pessoas e defender a democracia”, disse. Na ocasião, ele homenageou os policiais mortos no cumprimento do dever. “Ofereço meu abraço solidário a todas as famílias que tiveram os seus membros, servidores da Polícia Militar, mortos em combate. Muitas vezes fruto de ataques covardes como os que aconteceram no ano passado”, frisou.

O governador falou sobre a idéia de ter um gabinete de segurança dos quatro estados da região sudeste para o combate ao crime organizado. “Pretendemos realizar uma troca intensa de informações, inclusive de natureza fiscal, sobre bandidos, sobre formas de ação, enfim, toda cooperação possível entre o sistema de segurança de cada um dos estados. A idéia é trocar experiências”, destacou. Disse ainda que espera integrar o Estado com a Polícia Federal e com os órgãos de inteligência das Forças Armadas.

A solenidade contou com as presenças do secretário estadual de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, do secretário da Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto, do secretário-chefe da Casa Militar, Cel. Miguel Libório Cavalcante Neto, do secretário de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey, entre outras autoridades.

Manuela Sá