Serra participa de abertura de congresso no Guarujá

Durante evento, será debatida proposta de redução da carga horária de trabalho

qua, 14/10/2009 - 17h31 | Do Portal do Governo

Atualizado às 21h40

O governador de São Paulo, José Serra, participou nesta quarta-feira, 14, da abertura do 10º Congresso Estadual da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e do 19º Congresso Brasileiro da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB). O encontro, que tem como tema “O Valor do Futuro”, vai até a próxima sexta-feira, 16, no Guarujá, no litoral de São Paulo. “São mais de 2 milhões de associados – na sua maior parte empresários, pessoas físicas ou jurídicas. Isso mostra bem a importância que tem as associações comerciais no Brasil de hoje. Na verdade, as associações comerciais e as suas federações e confederação são o Brasil real porque é gente que está voltada para a produção, para o comércio, para as finanças e para o emprego”, afirmou o governador.

O principal assunto a ser discutido no evento será a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 231, de 1995, que propõe a redução da carga horária de trabalho de 44 para 40 horas semanais. O setor comerciário quer mostrar que, ao contrário do que espera a classe trabalhadora, a redução sem reflexo no salário vai causar desemprego. Para consolidar a discussão, será enviado um documento ao presidente do Brasil – a “Carta Aberta do Guarujá” – que mostra o possível impacto da medida.

Na ocasião, Alencar Burti, atual presidente do CACB, foi substituído por José Paulo Dornelles Cairoli, que permanece no cargo durante o biênio 2009/2011. O público-alvo do evento são os representantes das mais de 2 mil associações comerciais cadastradas e as 27 federações do setor de todo o Brasil.

Paralelamente ao Congresso, são realizados o 7º Encontro Estadual do Empreender (programa de incentivo às micro e pequenas empresas), o 4º Workshop de Mediação e Arbitragem, o 2º Seminário Cartão ACCrédito, 38º Seminário dos SCPCs (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e o 7º Encontro Nacional da Mulher Empresária.

Fundada em 1963, a Facesp tem a missão de integrar o empresariado paulista, por meio das associações comerciais locais. Atualmente, possui mais de 400 entidades. Já o CACB foi criado em 1912 e possui 2.038 associações comerciais e empresariais vinculadas – associadas voluntariamente. Ao todo, são mais de dois milhões de empresários, pessoas jurídicas e físicas de todos os setores da economia – 89% dos associados são microempresas.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo