Serra participa da primeira Virada Social no Jardim Elisa Maria, na Capital

O programa leva uma série de ações sociais e de segurança a regiões violentas e carentes da periferia de São Paulo

sáb, 26/05/2007 - 16h08 | Do Portal do Governo

Na cerimônia de lançamento do programa Virada Social – Ações Integradas de Cidadania, ocorrida na manhã deste sábado, 26, no Jardim Elisa Maria, região da Vila Brasilândia (zona noroeste da Capital), o governador José Serra disse que a Virada é um enfrentamento da questão da violência que combina medidas de segurança com ações sociais que veio para ficar e será estendida a outras regiões da capital.

“A Virada é uma ação combinada de segurança com condições sociais, que além de aumentar a segurança da região está cuidando da educação, saúde, limpeza e promoção social. É uma ação integral que atua no conjunto das questões que afetam a vida das pessoas. A Virada tem que deixar sua marca. Não é para chegar, aparecer e ir embora e não ficar nenhum efeito. Vamos continuar com o nosso trabalho, que é longo e nunca ninguém fez isso”, ressaltou Serra.

Os moradores da região de Brasilândia já estão recebendo uma série de ações integradas e aprofundadas para melhoria das condições de vida, sempe visando segurança, paz e cidadania. A previsão é que o mesmo programa siga para o Grajaú, na sona Sul, e para outros bairros carentes e com alto índice de criminalidae da zona Leste.

Saturação

A Virada Social veio para complementar o trabalho da Operação Saturação da Polícia Militar que desde o dia 13 de março ocupa a região de Elisa Maria com ações ostensivas de segurança para baixar os índices de criminalidade e de violência. Na operação trabalham 601 policiais militares, 189 viaturas, 24 cavalos, dois cães e uma aeronave.

Entres os principais resultados dessa operação estão: 38.997 buscas pessoais, 629 estabelecimentos comerciais fiscalizados, 5.289 veículos e 6.251 motos vistoriados. Serra disse que a população “recebeu muito bem a Operação Saturação e agora é a continuidade do outro lado, o social”. A saída ostensiva da polícia está prevista para a próxima semana, mas ficará um efetivo militar, além da série de ações sociais, para assegurar que a violência não volte.

O governador acrescentou que os efeitos conseguidos até agora têm que ser permanentes. “Não é só um final de semana e acabou. Tem que ser permanente para que seja eficaz e haja uma verdadeira promoção social.”

A presidente do Conseg (Conselho de Segurança) da Vila Penteado, Maria Lourdes Santos Silva, afirmou na abertura da solenidade que a população está “feliz com o trabalho da polícia porque a população quer sair na rua e ter mais segurança”.

O diretor executivo do Instituto Sou da Paz, Denis Mizne, destacou que hoje foi o dia “zero” da ação em que ocorreu um processo articulado e ampliado da polícia com a sociedade de prevenção da violência e de garantia do direito das pessoas que residem no local.

“As pessoas que estão aqui merecem ter o mesmo acesso aos direitos que as pessoas que trabalham e vivem em outras partes da cidade. E até então não tinham esse direito por causa da violência e da falta de presença do Estado. Mas agora está chegando o lazer, a cultura, a saúde, o esporte e a cidadania. É uma união de esforços para virar o jogo”, ressaltou Mizne.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi aplaudido quando elogiou o trabalho de Serra na prefeitura na área de saúde e no anúncio da construção de uma unidade de saúde e de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no Jardim Santa Tereza. Kassab também elogiou a iniciativa da virada: “É uma idéia excelente integrar as ações entre o governo e a prefeitura”.

Serra lembrou que essa unidade de saúde funciona seis dias por semana, das 7 às 19 horas, e faz boa parte dos serviços prestados em um Pronto Socorro. “É um atendimento rápido e eficiente, acrescentou. Depois, em companhia de Kassab, secretários de estado e do município, além dos comandante da Polícia Militar, policiais e demais autoridades presentes Serra percorreu as barracas instaladas no local. Eles passaram pelos estandes do Corpo de Bombeiro, do Instituto Sou da Paz, do Centro de Odontologia da Polícia Militar, do Posto de Cidadania.

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial

(R.A.)