Serra participa da inauguração do eixo sudeste do Expresso Tiradentes

Corredor exclusivo de ônibus liga o Parque Dom Pedro II ao terminal Sacomã

qui, 08/03/2007 - 15h00 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, participaram nesta quinta-feira, 8, da inauguração da 1ª fase do projeto Expresso Tiradentes. Foi entregue à população o eixo sudeste do corredor, que liga o terminal Mercado, no parque Dom Pedro II, ao terminal Sacomã, na zona sul da capital. Quando o projeto estiver concluído o corredor exclusivo de ônibus terá 31,8 km de extensão e ligará o Parque D. Pedro II à Cidade Tiradentes, na zona leste da capital.

O Expresso Tiradentes é um corredor de ônibus que conta com sistema de monitoramento remoto por GPS e tem o fluxo dos veículos acompanhado por câmeras. Dessa forma o sistema oferece mais segurança e o acesso de serviço de assistência será mais rápido. O percurso inaugurado tem 8,5 km, dos quais 3 km sobre o Rio Tamanduateí e 5,5 km em via elevada sobre as avenidas do Estado e Juntas Provisórias.

O novo sistema está integrado à rede de transporte da cidade e o bilhete único será aceito em todas as estações, seguindo as mesmas regras dos demais ônibus.

O trânsito na região deve melhorar com a entrada em operação do Expresso. É que, com o novo desenho das linhas, cerca de 150 ônibus deixarão de circular pelo viário entre o Sacomã e o centro.

Kassab declarou que o novo corredor deve se tornar um dos mais importantes para o transporte público da cidade. O prefeito ressaltou a importância da parceria com o Estado e o Governo Federal para execução do projeto e lembrou que o Expresso Tiradentes foi idealizado pelo então prefeito José Serra.

Serra disse que uma das primeiras decisões que tomou quando assumiu a Prefeitura de São Paulo foi justamente sobre essa obra. “Havia duas possibilidades e uma era a implosão”, declarou. Ele informou que essa possibilidade foi considerada por causa das deficiências no projeto e pela deterioração do meio urbano. “Estudamos o assunto e o secretário Frederico Bussinger nos apresentou um projeto transformando o antigo Fura-Fila num corredor expresso que será estendido até a cidade Tiradentes, no extremo leste do município de São Paulo”, ressaltou o governador, acrescentado que o projeto teve uma substancial mudança de característica.

“Esse foi um momento fundamental para a nossa decisão no sentido de retomar a obra, além disso, levamos em conta a renegociação que fizemos, diminuindo substancialmente o preço da obra contratada, e o financiamento federal, por meio de PPI, e, por último, a consciência que estávamos promovendo a recuperação do entorno desta região”, afirmou.  

Nessa primeira fase das obras serão beneficiados diretamente os moradores das regiões do Glicério, Ipiranga, Sacomã e dos sete municípios do Grande ABC.Cerca de 50 mil passageiros devem utilizar o novo corredor diariamente, em viagens com duração de 20 minutos, menos da metade do tempo gasto atualmente.

Circularão pelo corredor dez ônibus articulados, movidos a diesel, e 15 veículos híbridos, com tecnologia que adota motor de tração elétrica associado a um alimentador de bateria a diesel. O intervalo médio será de quatro minutos.

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, destacou que o Expresso Tiradentes é o único projeto de transporte público no Brasil, além do Metrô, que está recebendo apoio do governo Federal. Fortes elogiou o projeto e disse que iniciativas como essa são bem vindas.

O governador anunciou, durante o evento, que pretende fazer parceria com o governo Federal para levar a linha do Metrô do Ipiranga até a Vila Prudente. “O governo Federal está presente em todos os metrôs do país, menos no do Estado de São Paulo, com recursos orçamentários”. Serra declarou que há um financiamento do BNDES para o 1º trecho da linha 2, mas não para o 2º, que vai ligar o Ipiranga a Vila Prudente.

Ele fez questão de lembrar que já encaminhou essa demanda ao governo Federal. “Gostaria de pedir a cooperação do ministro Márcio Fortes para que essa demanda seja atendida”.

Além do Metrô, Serra disse também que vai buscar apoio do governo Federal para a modernização dos trens da CPTM. Ele anunciou que vai comprar 57 composições novas para a CPTM e o Metrô. “Nós esperamos a cooperação Federal no que se refere a limites de endividamento, avais e outras questões dessa natureza”.

O corredor Expresso Tiradentes terá, quando as obras forem concluídas,  44 estações e seis terminais de ônibus e deve atender diariamente cerca de 350 mil pessoas.

As linhas intermunicipais que ligam os sete municípios do Grande ABC ao centro de São Paulo serão seccionadas no Terminal Sacomã, onde os passageiros poderão fazer a integração com o Expresso Tiradentes ou a outras linhas com partida no local. Dessa forma a São Paulo Transportes (SPTrans) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) dão início ao processo de integração metropolitana, que no futuro deverá se estender para a região metropolitana.

O prefeito Gilberto Kassab disse que, se o cronograma das obras for cumprido, o corredor Expresso Tiradentes será entregue à população até o final de 2008.

André Muniz