Serra participa da inauguração de unidade fabril

A empresa é líder na produção de resinas termoplásticas na América Latina

sex, 25/04/2008 - 18h17 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou na tarde desta sexta-feira, 25, em Paulínia, na Região Metropolitana de Campinas, da cerimônia de inauguração de uma nova unidade fabril da petroquímica Braskem. A empresa é líder na produção de resinas termoplásticas na América Latina e terceira maior produtora de resina das américas.

“Esta é uma planta que representa um investimento de grande volume, com a mais avançada tecnologia disponível no mundo, cercada de cuidados de natureza ambiental e que contribuirá para o desenvolvimento de nosso Estado e do país”, observou Serra ao preceder o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A fábrica terá capacidade para produzir até 350 mil toneladas de polipropileno por ano. A resina é usada na produção de fibras para carpetes, peças para embalagens rígidas e peças automotivas, utensílios domésticos e garrafas plásticas.

Na ocasião, o governador aproveitou para citar um acordo assinado em fevereiro deste ano entre a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Braskem. A parceria prevê investimentos da ordem de R$ 50 milhões ao longo dos próximos cinco anos para desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas. O objetivo é incentivar o avanço do conhecimento para a obtenção de monômeros e polímeros (utilizados na produção de plásticos) a partir de matérias-primas renováveis, como açúcares, etanol e biomassa. Em resumo, a idéia é produzir plástico a partir da cana-de-açúcar.

Leia mais sobre o convênio entre Fapesp e Braskem.

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=92607

Manoel Schlindwein

C.M.