Serra participa da inauguração de centro de pesquisa

Segundo governador, "interior é a vanguarda do desenvolvimento tecnológico no Brasil"

ter, 22/09/2009 - 10h06 | Do Portal do Governo

(atualizado às 16h15)

O governador José Serra participou, nesta terça-feira, 22, em Itapira, na região de Campinas, da inauguração das novas instalações do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Laboratório Cristália.

Com investimentos de R$ 30 milhões em construções e equipamentos, o novo centro reunirá todo o planejamento e coordenação das pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório Cristália, que hoje tem 29 projetos de novos medicamentos em andamento, sendo 14 de inovações incrementais e 15 inovações radicais – inéditas no mundo.

Durante inauguração, o governador ressaltou a importância do interior do Estado para a produção tecnológica. “As cidades de São Carlos, Campinas, Piracicaba, Bauru e Ribeirão Preto têm sozinhas mais mestres e doutores universitários, em comparação com a sua população, do que a cidade de São Paulo”. Cerca de 75% dos projetos de inovação apresentados à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) são de instituições do interior do Estado. “O interior é a vanguarda do desenvolvimento tecnológico no Brasil e Itapira faz aqui sua contribuição com este laboratório”, completou Serra.

Além de projetos próprios, o laboratório trabalha em parceria com universidades paulistas e institutos, como USP, Unicamp, Unesp e Incor. Em parceria com a USP, lançou um medicamento anestésico que reduz os efeitos cardiotóxicos, e com a Unicamp desenvolveu uma tecnologia que potencializa os efeitos terapêuticos e aumenta a tolerância aos medicamentos.

No interior de São Paulo, além dos campus das universidades paulistas, funcionam Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado que contribuem para a formação de profissionais especializados para o desenvolvimento científico. “A Região de Campinas é a que mais possui Fatecs, são 7 no total”, ressaltou Serra.


Do Portal do Governo do Estado de São Paulo