Serra participa da entrega do 5º Prêmio Nacional CEN AIDS

Iniciativa reconhece ações preventivas à doença em empresas de todo o Brasil

ter, 06/10/2009 - 19h25 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, José Serra, participou nesta terça-feira, 6, da cerimônia de entrega do 5º Prêmio Nacional CEN Aids no Mundo do Trabalho, organizado pelo Conselho Empresarial Nacional para Prevenção ao HIV/AIDS – CEN AIDS. Realizado na capital paulista, a premiação é um incentivo e um reconhecimento às empresas que promovem ações preventivas contra a doença e também é uma comemoração ao Dia Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS no Ambiente de Trabalho, criado em 8 de outubro de 2005. O secretário Estadual de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas, também participou da solenidade.

“Esse prêmio é dado à empresas que participam do programa contra a AIDS. Nós organizamos este comitê empresarial nacional quando eu era ministro em 1998 e existe até hoje e tem funcionado muito bem”, afirmou o governador. Serra ainda enfatizou a liderança do Estado de São Paulo no combate à doença. “São Paulo teve um papel precursor na luta contra a AIDS”, disse. “Aqui são tratados 70 mil pacientes do Estado, aproximadamente um terço dos que são tratados no Brasil, e além disso, nós fabricamos também boa parte dos medicamentos pela FURP, pela Fundação do Remédio Popular, que é do Governo do Estado, assim, abastecemos o Estado e boa parte do Brasil também”, completou.

Normalmente, a homenagem contempla quatro corporações nas categorias micro, pequena, média e grande empresa, mas na atual edição, a categoria micro empresa não teve representantes porque nenhum projeto inscrito preencheu os requisitos da comissão julgadora. Na divisão de Pequena Empresa, a empresa vencedora foi a IPOS Indústria Metalúrgica Ltda., de Caxias do Sul (RS). A indústria, que fabrica peças em termoplástico, criou o “De bem com a vida e de bem com o mundo”, um projeto que leva aos funcionários palestras da Secretaria de Saúde local e vídeos do Ministério da Saúde, além da distribuição de material educativo.

Na categoria Média Empresa, venceu a empresa Coleurb Coletivo Urbano Ltda., de Passo Fundo (RS). Com o título “Programa de Prevenção DSTs/AIDS”, o projeto distribui aos funcionários preservativos e material educativo, sem limites, durante todo o ano. A empresa Alta Paulista Indústria e Comércio Ltda., de Junqueirópolis (SP), ficou com o prêmio na categoria Grande Empresa. Desde 2006, a usina de álcool mantém o projeto “Prevenção na Roça”, que entrega preservativos e realiza, frequentemente, campanhas educativas para o trabalhador rural.

Recentemente, foi divulgada a descoberta de uma vacina experimental capaz de prevenir infecções do HIV. Iniciado em 2003, o estudo envolveu cerca de 16 mil voluntários homens e mulheres, de 18 a 30 anos, de diferentes níveis de risco para o contágio da doença. Estima-se que o medicamento é seguro e 31% eficiente em evitar o contágio. É um dado relevante já que, segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 33 milhões de pessoas estavam infectadas pelo vírus HIV em 2007.

Aids em São Paulo

De 1980 a junho de 2008, foram registrados no Estado quase 172 mil casos de AIDS. Em 2007, 3.264 pessoas morreram em decorrência da doença em São Paulo – 58% a menos que em 1995, quando os óbitos causados pela AIDS bateram recordes no Estado.

Ações do Estado

São Paulo foi o pioneiro na criação de um programa para AIDS no Brasil. O Centro de Referência de Treinamento DST/AIDS, órgão vinculado à Secretaria de Saúde criado em 1988, coordena o Programa Estadual DST/AIDS.

O Estado também foi um dos precursores na produção e distribuição gratuita de medicamentos para os portadores do HIV. Atualmente, o Programa Estadual DST/AIDS entrega 18 remédios antirretrovirais. Só até setembro de 2009, a Furp (Fundação para o Remédio Popular) já produziu quase 15 milhões de unidades desses medicamentos.

No Estado, cerca de 70 mil pacientes estão em tratamento com os antirretrovirais. Para atender a essa demanda, São Paulo mantém 45 polos de distribuição de medicamentos para AIDS, 165 unidades dispensadoras de remédios, 28 hospitais-dia, 21 serviços de Assistência Domiciliar, 97 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), 580 leitos públicos e privados (filantrópicos), 37 casas de apoio a adultos com HIV – espalhadas por 20 cidades em parceria com o governo federal – e 252 serviços de assistência personalizada (ambulatórios).

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo