Serra participa da entrega de casas em Paraisópolis

Projeto de urbanização conta com a participação do governo estadual

sáb, 19/09/2009 - 9h52 | Do Portal do Governo

Atualizado em 21 de setembro às 13h40

No último sábado, 19, alguns moradores da favela de Paraisópolis começaram a receber as chaves da casa própria. O governo do Estado e a prefeitura de São Paulo estão intervindo na requalificação urbana e socioambiental, regularização urbanística e fundiária da favela, localizada na zona sul de São Paulo. A cerimônia de entrega das chaves do condomínio Paraisópolis F contou com a participação do governador de São Paulo José Serra e do prefeito da capital Gilberto Kassab.

O conjunto tem 126 apartamentos e foi construído pela prefeitura. Ele faz parte do Programa de Urbanização de favelas da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), que conta com parceria da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e do governo federal. As famílias que receberam as chaves dos imóveis foram removidas de áreas de risco ou afetadas pelas obras de urbanização. Confira todas as ações do Governo de São Paulo em Parasópolis.

Ao lado do prefeito Gilberto Kassab, o governador participou da entrega dos novos apartamentos construídos pela prefeitura de São Paulo, parceira da CDHU na construção de casas na região. “Nós estamos transformando Paraisópolis de favela em um bairro. O plano aqui é fazer mais de 3 mil moradias, apartamentos, sendo 1.780 pela CDHU e 1.332 pela Secretaria de Habitação do Município”, afirmou Serra.

A intervenção em Paraisópolis abrange sete núcleos de favelas onde vivem cerca de 20 mil famílias, aproximadamente 80 mil pessoas. Parte delas ocupa áreas de risco, beira de córregos ou locais estratégicos para obras de urbanização. Uma das ações sob responsabilidade do Estado na parceria é o reassentamento das famílias transferidas de áreas de risco ou de intervenção urbana.

Em Paraisópolis, a CDHU está providenciando novas moradias para 1.618 famílias em 10 conjuntos habitacionais, sendo que três deles já estão em construção com previsão de entrega para o ano que vem. No ano passado, a CDHU já entregou 278 imóveis para famílias que viviam no local. Os investimentos previstos no projeto ultrapassam R$ 86 milhões, sendo que R$ 46 milhões são do governo estadual.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo