Serra participa da entrega da nova Central do SAMU-SP

Com nova unidade, número de pontos de atendimentos passarão de 17 para 30

qua, 21/10/2009 - 9h58 | Do Portal do Governo

(atualizado 14h11)

O governador José Serra participou nesta quarta-feira, 21, da entrega da nova Central de Operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no bairro do Bom Retiro, na capital. A nova unidade é a maior e mais sofisticada do gênero na América Latina, com 30 postos de atendimento.

A modernização da Central 192 (SAMU) vai integrar à infraestrutura softwares de gestão operacional para melhor atender às demandas da população. O projeto de modernização foi iniciado na gestão de José Serra na prefeitura da capital paulista. “Queria dar meus parabéns que nós tenhamos conseguido reduzir o tempo médio de atendimento pela metade. Quando eu tomei posse na prefeitura, era da ordem de 35 minutos, hoje, é de 18”, disse o governador. Agora, um dos principais objetivos do novo modelo é reduzir o tempo médio de atendimento para cerca de dez minutos, entre a solicitação e a chegada da equipe ao local da ocorrência.

Para garantir a qualidade do atendimento e uma abordagem ainda mais eficaz, a Central, que funcionará 24 horas, terá à disposição cerca de 400 profissionais. Desse total, aproximadamente 150 são portadores de deficiência, que atuarão na recepção das chamadas.

O sistema permitirá aos funcionários receber chamadas, identificar rapidamente a origem e enviar as viaturas mais próximas. Projetores e televisores de LCD mostram, para todos os funcionários envolvidos na operação, o cenário e a localização das bases e viaturas.

Todas as ambulâncias serão equipadas com GPS (sistema de posicionamento global) e AVL (localização automática de veículo). Haverá também a implantação de sistema digital de rádio integrado com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, que permitirá a interação direta com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e demais órgãos da Segurança Pública e Saúde. Além disso, nos próximos meses, uma frota de 80 motocicletas será incorporada ao SAMU.

A tecnologia da unidade pode ser comparada à existente nas melhores centrais de emergência do mundo, entre elas as redes de atendimento da França (Paris) e da Espanha (Madri).

Parceria com a Central de Operações dos Bombeiros

A unidade terá também uma parceria com a Central de Operações dos Bombeiros, que permitirá uma prestação de socorro, de maneira otimizada, às vítimas em casos graves, como infartos, ferimentos com arma de fogo e acidentes com risco de morte. “Eu sempre digo e repito, esta integração entre governo do Estado e município só tem um objetivo: atender melhor aos paulistanos”, ressaltou o governador.

Os chamados são repassados entre as duas centrais, que passam a se comunicar de maneira estratégica ao receberem a mesma chamada – tanto pelo telefone 192 quanto pelo 193. Isso evitará duplas saídas e intervenções no mesmo atendimento, além de possibilitar que os dois serviços atendam qualquer ocorrência de maneira direcionada. Tal integração também ocorre por meio de uma sala de videoconferência, em que os gestores das duas centrais podem organizar qualquer plano de contingência.

Na cidade de São Paulo, o convênio de resgate do SAMU com o Corpo de Bombeiros teve início em 2002, de forma experimental, no bairro do Capão Redondo, na zona sul da capital. Atualmente, há 40 ambulâncias do SAMU alocadas em 35 quartéis dos Bombeiros. No Estado de São Paulo, a estrutura de resgate da corporação conta com 191 viaturas de suporte básico (composta por três bombeiros) e cinco de suporte avançado (com um médico, um enfermeiro e um bombeiro). O serviço tem ainda motos e aeronave.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo com Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo