Serra participa da abertura do ano novo chinês na Liberdade

Previsão dos organizadores é que 200 mil pessoas prestigiem evento neste ano

sáb, 10/02/2007 - 17h41 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou na tarde deste sábado, dia 10, da cerimônia que marca a abertura do ano novo chinês, no bairro da Liberdade, região central da Capital. O evento termina neste domingo com a apresentação de grupos culturais das províncias do País asiático.

Serra foi recepcionado pela consulesa da China no Brasil, Li Jiaoyun e pelo presidente da JCI (Junior Chamber International, entidade responsável pelo evento), Arquelau So.

Durante seu discurso, o governador lembrou que 2007 é o ano do Porco no calendário chinês. “A comunidade chinesa tem contribuído muito com o progresso tanto de nossa cidade como de nosso Estado. Eu vim aqui para participar e deixar a minha mensagem para que todos tenham um feliz ano novo chinês”, previu Serra que recebeu um boneco do Porco em alusão a chegada de mais um ano no calendário.

Ainda na festa, o governador serviu alface ao Dragão Chinês. O gesto, segundo o diretor da JCI, o deputado federal Willian Lin, representa o otimismo em relação ao futuro dos chineses.

Segundo Arquelau, a previsão é que entre sábado e domingo, pelo menos 200 mil pessoas passem pelo local. “O ano passado atingimos um público de 160 mil pessoas. Queremos aumentar esse número”, comentou.

A festa

São Paulo comemora, pelo segundo ano, a festa mais importante do calendário chinês. Para reproduzir o clima da festa oriental que dará início ao Ano do Porco na China, no dia 18 de fevereiro, foram montadas barracas com artesanato, pintura, feng shui, horóscopo chinês e culinária típica.

O ano novo é o maior feriado da China. Para a comemoração, há uma série de providências, como fazer rigorosa faxina na casa, enfeitar as portas com mensagens de prosperidade e paz escritas em papel vermelho. O preparo das comidas leva dias. As mulheres usam vermelho com dourado e os homens azul-marinho com dourado.

O homem mais velho da família presenteia as crianças com o HONG PAO, um envelope vermelho com dinheiro dentro, que não deve ser aberto na hora.

Regina Amábile / Cleber Mata